O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Como evitar e o que fazer quando a Bad Trip bater

Aquele momento de caos e euforia quando muitos sentimentos estão misturados e você muitas vezes não consegue se expressar, a Bad Trip pode chegar e nos mandar para lugares que muitas vezes não queremos visitar, então fizemos uma lista, com dicas para você saber identificar e lidar com ela caso venha a acontecer com você ou um amigo. Veja a seguir: 

1. Se prepare antes da Trip! 

Mesmo que o destino não seja um festival, é indispensável se preparar com boa alimentação, como frutas, alimentos ricos em gorduras naturais (salmão, nozes, ovos, linhaça, alimentos de origem vegetal), manter o corpo hidratado (3L por dia no mínimo). Parecem ser coisas simples, mas seu corpo precisa estar preparado para receber uma substância que vem de fora do organismo, então é essencial fortalecê-lo antes de tudo. 

2.Esteja com a mente limpa! 

 Caso você não tenha tido uma boa semana no trabalho ou teve algum problema familiar, algum sentimento ruim que está aflorado em você, não seria o ideal “sair” da “realidade” ao ingerir substâncias psicoativas como álcool, por exemplo. Mas caso você saia, procure diminuir a dose que é de costume (ou não ingerir), fale com alguém sobre o sentimento que ainda está vivendo.

Quando um amigo seu sabe o que está se passando, é mais fácil identificar e agir, para dispensar esses pensamentos e para que você possa curtir do jeito que deve ser: leve!

3.Procure um lugar aberto e pare um pouco para respirar! 

Mesmo que você não esteja ofegante, vá a um lugar mais tranquilo e relaxe. Comece inspirando pelo nariz, conte até 3 e solte pela boca, conte até 3 de novo e inspire e repita o ciclo. 

A oxigenação no cérebro vai te tranquilizar aos poucos e assim você começa a ditar um novo ritmo pro seu corpo. Verá que não precisa de muito – 3 a 5 minutos de respiração consciente pode te auxiliar (e MUITO), assim você também tira um tempo para colocar os pensamentos no lugar. 

4.Faça tarefas simples para se distrair 

Caso a respiração não tenha funcionado e você ainda se sinta mal ou não consiga se expressar muito bem, procure fazer coisas simples para tentar se reorganizar, como por exemplo: contar até 10 em voz alta e depois contar regressivamente, caminhar um pouco com algum amigo, caso vocês estejam em um local seguro e por favor, não saia de locais seguros para andar na rua.

Tente relembrar a trajetória para chegar aonde está no momento, quem foi com você e o motivo da sua ida ao local, tente se conectar com o que fez no dia anterior, assim você vai removendo os pensamentos sombrios.

5.Demonstre afeto. 

Essa é para quem está junto assistindo a pessoa passar pela Bad. Seja carinhoso, demonstre sua amizade, lembre-a de sentimentos e momentos bons que já passaram juntos. Muitas vezes, principalmente sobre o efeito de substâncias como LSD ou Álcool, por exemplo, é comum que a pessoa acredite que está sozinho/perdido no local em que está e esse sentimento pode engatilhar e aflorar a Bad Trip. Um abraço longo ou uma boa história com um final engraçado, podem ser ferramentas muito úteis para salvar seu amigo da Bad! 

Imagem: Reprodução Biodanza Catarina

 E agora o mais importante de todos! 

6.PROCURE UM PROFISSIONAL! 

 Não tenha medo, nem vergonha! A ajuda profissional pode ser a solução para sanar isso, caso seja algo corriqueiro ou que tenha deixado algumas sequelas em você, mesmo que mínimas. A ajuda profissional vai te auxiliar a entender o porquê de ter passado por essa experiência e o que pode acontecer com seu corpo e sua mente a partir de agora. Então não deixe de consultar um profissional de saúde mental, caso isso aconteça com frequência. Não deixe momentos que eram para ser de alegria, se tornarem um pesadelo.

Em grande parte dos festivais aqui no Brasil, temos coletivos de Redução de Danos à disposição, prezando pela sua vida e sua saúde em primeiro lugar! Não tenha medo de pedir ajuda e respeite o seu corpo, tenha consciência de tudo que oferece para ele e entenda com profundidade todos os efeitos e consequências do abuso de substâncias.

Seu corpo, seu templo!

Curtiu esse conteúdo?! Comenta lá no Insta! @hi.bpm!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP