O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Desmistificando a Ayahuasca #01

A Ayahuasca é um chá com potencial psicoativo capaz de provocar visões por um período de até 10 horas, utilizado em rituais religiosos ou não com o intuito de promover expansão mental de quem o toma. O chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o Cipó-Jagube e o Arbusto-Chacrona. A palavra “Ayahuasca” tem origem indígena e pode ser traduzida como “vinho dos mortos”.

O principal composto do chá é o DMT (dimetiltriptamina), substância produzida no corpo humano, pela glândula pineal, em dois momentos bem específicos: no nascimento e na hora da morte. A pineal é uma glândula endócrina em formato de pinha e do tamanho de uma ervilha, localizada no meio do cérebro, no nível dos olhos. Ela é sensível a luz, influenciada pela lua e regula algumas funções endócrinas do nosso corpo, a glândula pineal também é conhecida como a casa do espírito, e segundo o filósofo Descartes, é o local onde a alma se fixa ao corpo. 

O chá de ayahuasca é utilizado há milênios por índios da América do Sul em rituais de extrema religiosidade, e somente no século passado surgiram encontros não indígenas que fazem o uso da bebida. Hoje em dia é extremamente fácil encontrar locais que realizem trabalhos com a medicina Ayahuasca ou Daime perto de você. 

A perspectiva sobre os resultados e benefícios do chá, é que é uma substância capaz de transformar as atitudes, o comportamento e as relações de maneira interiorizada mediante a modulação do funcionamento mental do indivíduo, apresentando, portanto, um impacto positivo sobre o comportamento cotidiano de quem o utiliza. Por atuar desta forma no organismo humano é que pode ser classificada como uma uma substância “enteógena” ; do grego (en = dentro/interno, theo- = deus/divindade, genos = gerador) que significa a “manifestação interior do divino” ou ainda “gerador da divindade interna”.

É importante lembrar que muitas pessoas vão até os rituais de Ayahuasca em busca de respostas sobre si mesmas, sobre o mundo e a consciência, porém é bem importante estar sóbrio e com pleno controle de seus atos, pessoas que estão sob o efeito de drogas ou álcool não podem consumir o chá. O chá vai causar efeitos físicos e psicológicos, por isso os rituais sempre são acompanhados de pessoas que já fazem o uso da substância a um tempo, a fim de guiar a consagração da melhor forma possível. 

Alguns dos efeitos comprovados do consumo de ayahuasca são:

  • Efeito rápido e positivo sobre a depressão
  • Ação não prejudicial do ponto de vista toxicológico
  • Estimula a formação de neurônios
  • Efeitos positivos na cura da dependência química 
  • Ampliação da consciência

Não vamos esquecer que cada pessoa é um universo complexo e particular, então não importa a quantidade de relatos que você leia sobre os efeitos da medicina da floresta, você só vai conseguir entender toda a sua grandeza e poder, experimentando. Apesar de ter todo um embasamento científico a consagração da ayahuasca pode ser um ritual extremamente espiritual, por isso se estiver pensando em tomar o chá, ficam algumas dicas da @hi.bpm pra você:

  • Limpe seu corpo: evite drogas, álcool, carne vermelha, alimentos gordurosos e pesados pelo menos uma semana antes do ritual. 
  • Limpe sua mente: se for possível, medite, respire, perdoe, ame a si e aos outros. 
  • Não tenha medo: O DMT é uma substância que já está dentro de você, o seu corpo e sua mente já sabem lidar com ela, basta se entregar para a experiência. 

Nas duas últimas décadas, avaliações de saúde mental dos consumidores de ayahuasca mostraram função cognitiva preservada, aumento do bem-estar, redução da ansiedade e sintomas depressivos quando comparados aos consumidores de não-ayahuasca. Além disso, um recente estudo observou que uma dose única de ayahuasca aumentava capacidades relacionadas à atenção plena e a meditação prática, que tem sido associada a efeitos antidepressivos.

Lembre-se: a mudança vem de dentro <3

Se você já consagrou ayahuasca ou tem vontade de consagrar, conta pra gente sua experiência lá no insta da @hi.bpm 

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP