O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Saiba porque o álcool é a porta de entrada para outras drogas

Em algum momento da vida, todos ouvimos a famosa frase: “As pessoas começam na maconha e depois experimentam outras drogas” ou “O Álcool também é uma droga”. A banalização dos perigos do álcool no Brasil é tema antigo, porém hoje temos pesquisas que já desmistificaram esse tópico, apontando que na verdade a grande maioria dos jovens consomem como primeiro estimulante, o álcool. 

O consumo do álcool geralmente vem acompanhado pelo consumo de cigarros, tabaco e maconha e posteriormente a outros tipos de entorpecentes. 

No Brasil, a cerveja, a bebida mais consumida pelos jovens e adultos (ficando a frente até mesmo da cachaça) possui privilégios. A lei 9.294, de 1996, vetou a propaganda de bebidas alcoólicas, mas fez uma ressalva: “consideram-se bebidas alcoólicas, para efeitos desta Lei, as bebidas potáveis com teor alcoólico superior a 13%. Em média, as cervejas no Brasil têm teor alcoólico de 5%, elas estão livres para usar e abusar de pessoas bebendo na beira da praia, o que traz uma sensação enganosa de que a cerveja é uma bebida “mais leve”. 

Em um estudo piloto realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, mostrou-se que o consumo de álcool no ambiente familiar é bastante elevado (43,5%). A bebida alcoólica é seguida pelo cigarro (34,5%), pela maconha (27,5%) e pelo crack (11,5%).

A bebida alcoólica é responsável direta e indiretamente por grande parte das mortes entre adolescentes no mundo e causa de uma parcela expressiva de problemas domésticos e sociais. O momento de iniciação na bebida alcoólica é um ponto que deve ter atenção, este tema deve ter uma conscientização tanto da parte dos pais como de médicos e pediatras. 

É importante colocar em pauta essa discussão para incentivar a troca de ideia no ambiente familiar, médico e até escolar, encontrando alternativas que busquem reduzir a experimentação de álcool pelos jovens. Algumas alternativas são o incentivo às práticas de esportes, espiritualidade, atividades culturais e outros.

Algumas orientações que podemos deixar a fim de desmistificar o assunto álcool e drogas dentro de casa são: 

  • Pais, estejam sempre ao lado dos seus filhos, mantendo o canal de diálogo sempre aberto. 
  • Os seus filhos se espelham em você mesmo que sem querer, então reflita sobre a oferta de álcool nos eventos familiares;
  • Discuta esses assuntos em família e inclua seus filhos, de forma saudável, sempre tentando entender como ele olha para o assunto;
  • Traga os amigos do seu filho para dentro da sua casa, de forma natural, buscando proporcionar um ambiente agradável e acolhedor; 
  • Doenças como dependência química podem ter aspecto genético, então vale aquela investigação;
  • Seja amoroso e esteja sempre a disposição para conversar com sua família.

Veja também:

https://hibpm.com.br/2021/09/15/como-o-lsd-influenciou-o-mundo-na-evolucao-da-consciencia/

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP