O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance – Artista #04: Ryanosaurus

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.

Hoje exploramos um pouco mais da história de Ryanosaurus.

Origem

Hoje o papo vai ser sobre outra fera do progressivoAliás, antes de começar, vale fazer uma ressalva: progressivo, prog dark, zenonesque…se você se confunde com os termos, vamos fazer um breve parênteses para esclarecer um pouco.

O termo “zenonesque” foi se popularizando devido a uma tag da plataforma Ektoplazm, criada para diferenciar o estilo de som dos produtores que fazem parte da Zenon Records, gravadora australiana conhecida por ter em seu time vários produtores do subgênero, que é um progressivo com linhas de baixo mais encorpadas e timbres mais “escuros” em sua maioria.

Inclusive, o termo Prog dark talvez seja o mais aplicável para o gênero musical, apesar de não ser totalmente realista porque, como o próprio Fabio Leal já disse, muitas vezes o som tocado não tem características de dark e o nome pode passar uma falsa ideia sobre as músicas. Mas de uma coisa não se tem dúvida: é progressivo! Tá confuso? Então dá uma olhada no trabalho desse cara que pode te ajudar a diferenciar certinho! 

O australiano Ryan Whare é o cara por trás do projeto Ryanosaurus, um dos maiores nomes do prog dark atualmente. Ryan, que sempre se interessou por música e por tecnologia, encontrou na música eletrônica a interessante união de suas duas paixões. 

A música sempre esteve presente em sua vida, desde quando ele era mais novo e ouvia jazz, orquestras e um pouco de pop. Já na adolescência, Ryan gostava de ouvir house, hip hop e “IDM” (Intelligent Dance Music). Ao longo dos anos 2000, seu gosto musical foi sendo direcionado para o Psytrance e, a partir disso, o seu interesse pelo estilo musical só aumentou. A curiosidade foi sendo sua guia e ele decidiu se aprofundar cada vez mais, até que começou a se aventurar na produção musical. 

Ryan se juntou com Mr.Bill no projeto Electrocado, e depois de anos se envolvendo no circuito australiano de Psytrance com o amigo, ele decidiu criar o seu projeto solo: Ryanosaurus

Características

A busca por novidades e estímulos musicais são características marcantes de Ryan e, conhecendo mais sobre o estilo dos DJ’s da Zenon Records, ele encontrou uma nova motivação para produzir em meados de 2012. Sempre testando novidades, se inspirando com diferentes referências, aprendendo e se aperfeiçoando, após pouco tempo ele atingiu uma identidade musical única. Desde então, ele vêm se destacando na cena, com excelentes produções e apresentações. 

Seu estilo de produção conta com um amplo repertório e muita qualidade musical, fatores determinantes para o destaque que ele recebe na cena em todos estes anos. Suas criações contam com uma linha de baixo bem encorpada, uma ótima ambientação, melodias bem construídas e algumas “brincadeiras” com diferentes tipos de drops, oscilações de BPM’s e variações feitas em controladores.

Como ele mesmo define, suas produções seguem numa linha entre o progressivo e o full on, com influências de outros gêneros e estilos musicais. A mescla dos estilos e a mente altamente criativa de Ryan resulta em um som com um ritmo bem envolvente, dançante e, muitas vezes, surpreendente. A identidade criada com o projeto Ryanosaurus despertou o interesse de diversos ouvintes e labels renomadas na cena, como: Zenon, Iboga, Kinematic, Merkaba, Hommega, Gravitas, Glitchy Tonic, Another Psyde, CCR, Insonitus, UP, Maia e Hass Records.

Além disso, no catálogo de festivais por onde ele já passou se encontram: Boom (Portugal), Lost Theory (Croácia), Universo Parallelo, Freqs Of Nature (Alemanha), Ozora Brazil, SoulVision, Progressive, Origin (África do Sul), Klika Of Happiness (Israel). Isso sem contar os australianos Earth Frequency, Psyfari, Lucid Labrythnth, Yemaya, Fractangular e Earthcore

Sucessos

Só pelos festivais onde ele já se apresentou já dá para perceber que o projeto tem muito destaque né? Vamos mostrar um pouco das produções do projeto.

Seu primeiro álbum, Yugen, foi lançado em 2013 pela Zenon Records e conta com músicas como: “The Economy”; “Thinking About This”, em parceria com Poseiden; e “It’s Not a Malfunction”, por exemplo. Outra música que recebeu amplo destaque mundial foi o remix feito no mesmo de “ICBM Airlines”, do Krumelur

Em 2014, o EPRedux”, lançado pela Kinematic Records, também recebeu bastante destaque. Assim como o ótimo remix feito de “The Encounter”, da parceria entre Freedom Fighters e Ace Ventura:

O seu segundo álbum, “Conscious Comfort”, foi lançado em 2015 pela Merkaba Music, o álbum apresenta um trabalho mais experimental. No mesmo ano, ele lançou o EP “Create/Relate”, pela Zenon Records. Outra música lançada naquele ano e que merece destaque é “Million Little Pieces”, feita em uma bela parceria com Freedom Fighters, impossível de esquecer se você já ouviu na pista:

E não para por aí! São diversas boas produções nos anos seguintes, como o EP “Still Searching”, lançado em parceria com Ace Ventura em 2018. O EP conta com duas músicas, “Still Searching” e um remix feito pelo projeto Electrocado da música “Stomping Ground”, do Ace Ventura .

No mesmo ano, Ryan lançou o seu terceiro álbum: “Tesseract Interface”, novamente pela Zenon Records. O álbum conta com ótimas músicas, como: “Babblon”, em parceria com Chromatone; “Govett’s Rosa”, em parceria com Subverso; “Castle of Duality”, em parceria com Kromagon; “Pretty Naughty”, em parceria com Psipiralife e outras belas produções.

O último lançamento de Ryanosaurus foi a música “Dawn ‘till Dusk”, lançada neste ano e que faz parte do novo álbum do Freedom Fighters: “Era” (Aliás, fica aí a indicação de um ótimo álbum). 

🎧 Acesse SoundCloud: Ryanosaurus


RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP