O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Synthatic fala sobre o processo criativo da ‘Arabic Tales’

Vinicius Ferreira vem ganhando grande reconhecimento do público e se destaca pela forte identidade musical de seu projeto “Synthatic”, que no dia 02 de Julho, lançou sua nova track “Arabic Tales” pela Alien Records. O artista brasileiro que recentemente entrou para o time da DM7 Bookings, nos contou sobre o processo criativo dessa sonzeira que chegou cheia de mistério e melodia:

“A ideia de criar a ‘Arabic Tales’ surgiu quando eu estava escutando um artista chamado Sébastien Léger, ele costuma usar escalas diferentes, entre elas a Árabe. Me inspirei e resolvi começar algo nessa vibe, mas comparado a ele que trabalha entre as vertentes do House, em torno de 121 BPM’s, acelerei e fui para os 140.”

A evolução musical de Synthatic é claramente perceptível ao ouvir suas criações em ordem cronológica. Além da qualidade, é notável o quanto o artista vem conseguindo expressar cada vez mais a sua característica sonora.

Ao optar por produzir a “Arabic Tales” em uma escala diferente, Synthatic encontrou um pequeno obstáculo: se acostumar com essa nova sonoridade, pois normalmente ele trabalha com a escala menor e o modo frígio, o que musicalmente falando, acaba sendo bastante diferente da escala Árabe.

“Depois disso fiz uma pesquisa dos instrumentos culturais do Oriente Médio, baixei samples e bibliotecas do Kontakt que se encaixavam nessa pesquisa.”

A música, que traz uma história dançante e ao mesmo tempo misteriosa, é capaz de transportar o ouvinte direto para o Oriente Médio, principalmente por sua base ter sido desenvolvida com instrumentos musicais Árabes, que além de trazerem as melodias extremamente cativantes e muito características do local, trazem também elementos percussivos marcantes, o que garante que a identidade musical do artista esteja muito clara. 

“Na parte criativa, comecei a música criando a harmonia e algumas melodias, que usadas no famoso instrumento Sitar e na Nay (flauta) já criaram boa parte da atmosfera que eu estava buscando. A partir disso eu fui pro Groove, que traz uma vibe mais deep (profunda), mas bem movimentada, uma característica forte do meu projeto.”

Synthatic optou por utilizar samples percussivos clássicos da música Árabe, como o Derbak, Raq, Snuj e Tabal. Já o mistério que envolve a “Arabic Tales” está totalmente relacionado aos Vocais, que de acordo com o artista foram a “cereja do bolo” para levar o ouvinte diretamente para essa viagem ao Oriente Médio.

Enquanto não ouvimos essa sonzeira nas pistas, aperta o play e bora viajar ao Oriente Médio com Synthatic:

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP