O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

5 lições que as raves nos ensinam que podem mudar nossas perspectivas

Sabemos que o universo da música eletrônica é imenso. Possui vasta lista de gêneros e vertentes, com inúmeros festivais de todos os tipos ao redor do mundo, sejam mainstream ou underground, não importa, sempre tem lugar para todos no mundo da e-music.

Porém, quando o assunto é Trance, mais especificamente o Psytrance, tudo muda. Muda, porque é um estilo que traz todo um conceito, uma cultura. Aqui estamos falando da cultura psicodélica, e principalmente, do tão difundido PLUR: Peace, Love, Union and Respect.

Quando falamos de música eletrônica os conceitos de PLUR estão presentes, porém, não se vê isso com tanta intensidade como na cena psytrance, principalmente nas raves ou festivais do meio. Por isso, trouxemos aqui 5 lições – de várias- que consideramos ser as mais evidentes e extremamente importantes, e que deveriam estar sempre presentes em todos os outros eventos dos mais variados gêneros por aí.

1- SEM STATUS

Ao contrário do que percebemos em muitas festas mainstream, nas raves, grande parte das pessoas não estão preocupadas com status. Ali é lugar para você ser livre, ser você, curtir a música do seu jeito, curtir a essência daquele momento, sem preconceitos.  É o lugar para se ver livre de padrões, de julgamentos, e principalmente do âmbito das redes sociais, onde muitos vivem em função de likes.

2- PRESERVE A NATUREZA

A natureza é a nossa casa. Sem ela, todo o resto não teria sentido. E é muito legal ver a preocupação de algumas crews com relação a preservação do meio ambiente, de conscientizar as pessoas para preservarem o meio em que elas habitam, embora ainda tenhamos um longo caminho a percorrer nesse aspecto. Nós é quem precisamos dela, e não ao contrário! Cuidar não custa nada.

5-licoes-aprende-rave-natureza

3- TUDO É ENERGIA

Não tem como falar de natureza sem falar de energia. O universo é movido a energias e não é a toa que as raves acontecem nesse meio, pois é uma verdadeira fonte energética – good vibes only haha. E repare que grande parte das raves possui elementos em suas estruturas que remetem à divindades de diferentes tipos de crenças, e que se você for analisar estão ligadas a questões do ser, expansão da consciência, espiritualidade, etc. Com a finalidade de espalhar autoconhecimento, amor entre as pessoas, e de se conectar com a abundância do universo. #plur

Impossível também não falar da gratidão quando o assunto é energia. Quanto mais você é grato, mais o universo te retribui. Nesses espaços percebemos a importância de agradecer pela vida e os pequenos momentos; às pequenas coisas que fazem toda a diferença, como a união, o respeito à natureza; coisas que passam despercebidas quando voltamos para a realidade lá fora. Se tudo é energia, a regra é clara: você atrai o que você emana, então, que tal praticarmos isso diariamente?

5-licoes-aprende-rave-crencas

4- CONTRACULTURA

A contracultura é uma das bases da cultura psicodélica, que surgiu com o movimento hippie lá em meados de 1960 com o intuito de lutar contra o sistema capitalista, dando início a um estilo de vida alternativo, que se opunha aos ideais desse sistema dominante, como materialismo, distinção de classe, etc. Foi desse movimento que nasceram as primeiras raves, mais precisamente em Goa, na Índia, onde surgiu o Goa Trance, e que depois deu origem ao Psytrance. Esse conceito continua vivo nas raves atualmente, onde o único foco ali é a harmonia: uma conexão entre as pessoas, música e natureza.

5-licoes-aprende-rave-contracultura

5- SOMOS TODOS UM

Pegando o gancho do item anterior, esta é a lição mais importante: somos todos um, interligados em prol de algo maior. Não importa quem você é, sua cor ou raça, suas crenças; nós fazemos parte de um todo, e estamos aqui para viver em harmonia, livres; respeitar o próximo e principalmente o ambiente que nos cerca; viver sem julgamentos e apenas ser aquilo que se é; nos libertar dos padrões que nos acorrentam e nos impedem de enxergar o mundo além da bolha, além do que nos foi projetado; é buscar a paz e o amor com o próximo, ao invés de nos enquadrar em um sistema que, de certa forma, nos corrói aos poucos.

5-licoes-aprende-rave-plur

Tudo isso faz sentido para você? Esses foram alguns aprendizados que tivemos ao parar para observar as raves de um modo geral, e que nos ajudam a ter uma visão de mundo de diferentes perspectivas.

E para você? Qual a sua opinião sobre o assunto?

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP