O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance – Carreira #53: Fabio Fusco

Hoje a Enciclopédia do Psytrance vai ser para já começar o final de semana chutando tudo e mais um pouco. O papo vai ser sobre um projeto que é responsável por uma das atmosferas mais insanas que você vai presenciar numa pista. Vamos exploramos um pouco mais da história de Fabio Fusco.

Preparado? Bota o capacete e bora lá!

Para visualizar outros textos da nossa Enciclopédia do Psytrance, basta clicar aqui.

Origem

O alemão Fabio Fusco nasceu em Hamburgo (Alemanha), cidade conhecida por ter uma movimentada e envolvente cena cultural, alternativa e musical. Com uma vida noturna agitada, a cidade é sede de muitos clubs renomados e foi um dos grandes berços da música eletrônica num geral, incluindo o Progressive Psytrance. Sendo responsável por impulsionar importantes produtores da região, como DayDin (Deniz Aydin), Neelix (Henrik Twardzik), Kularis (Alex Golz), Benni Moon (Benjamin Glowatzki) e, claro, Fabio

A jornada dele como produtor começou em 1995 e aborda diferentes vertentes musicais. Além do Psytrance, Fabio participa de projetos de Tech House, Minimal e Techno, sendo também altamente reconhecido nestas vertentes. O produtor já realizou diversas parcerias com seus amigos, como: Fabio & Moon, em parceria com Benni Moon; DayDin & Fabio, em parceria com DayDin; Runtime Error (projeto de Minimal/Tech House) e Laika & Strelka (House) em parceria com Carbon (Riewert Petersen); Fusco & Schultze, projeto de Techno em outra parceria com DayDin; Fusi & Jhonson, projeto de house em parceria com Thomas Johanshon; e Fusi & Falabella, projeto de Techno/House em parceria com o brasileiro Vitor dos Reis Falabella (V.Falabella).

Ufa! Anotou aí? Já deu para perceber o quão envolvido na cena ele é, né? 

Fabio odeia rótulos ou limitações e faz questão de reforçar isso em entrevistas. Sempre buscando novos caminhos, ouvindo diferentes tipos de músicas, misturando os estilos, aprendendo e aplicando diferentes técnicas no estúdio, o alemão é um dos nomes mais renomados da música eletrônica na Europa e no mundo. Ao longo de todos estes anos na cena, Fabio foi investindo cada vez mais em seus projetos, aperfeiçoando suas produções e se manteve muito ativo no mercado. 

Com mais de 20 anos de jornada, o produtor tem muita bagagem na cena e, com certeza, muita lenha para queimar. Mas, hoje é dia de falar um pouco mais de seu projeto solo e que carrega o seu nome. O projeto Fabio Fusco acompanhou todas as mudanças do cenário do Psytrance mundial, contribuindo fortemente para a evolução do Progressive Psytrance, mais especificamente.

Características

O projeto é um reflexo da personalidade de Fabio, que rapidamente conquistou o mundo com uma energia contagiante e um som que não deixa ninguém parado. Suas produções são uma mistura da personalidade altamente festiva e vibrante, com a grande bagagem que ele carrega ao longo de todos estes anos na cena e, claro, muita qualidade musical. 

Suas músicas contam com uma linha de baixo extremamente potente, diversos drops verdadeiramente insanos e um ritmo muito dançante. As influências de estilos como Tech House, Progressive House, Minimal e Techno são perceptíveis em seu trabalho e se confirmam em um diferencial para seu som, que não precisa atingir BPM’s muito elevados para fazer os ouvintes pularem.

Em muitas de suas tracks, Fabio trabalha com linhas de baixo em Off Beat, o que já cria um ritmo bem dançante por si só. A potência que ele adiciona nesse tipo de construção musical, com interessantes variações de baixo, transforma a música em uma explosão de felicidade. A atmosfera criada, muitas vezes com melodias harmônicas, vocais e timbres envolventes, cria uma tensão para as próximas etapas das músicas. De forma que a progressão vai sendo construída e, quando você menos espera, já está pulando. 

Suas músicas tiram qualquer um do chão, mesmo ouvindo de fone, sem estar numa festa. Agora, ouvi-las em uma apresentação ao vivo, vendo a energia dele lá em cima, sempre pulando e chamando o público para vibrar junto com ele, é algo que, com certeza, fica marcado nas memórias de quem já teve o prazer de pegar uma pista comandada por Fabio. De todas as pessoas presentes no momento ele é, com certeza, uma das mais empolgadas. 

O cara realmente curte festa, e sabe muito bem fazer um público feliz! Não é à toa que ele é nome presente em festivais gigantes pelo mundo todo, tocando em países de vários continentes, como México, Japão, África do Sul, Grécia e, claro, Brasil. Aliás, ele já comentou diversas vezes como gosta de se apresentar por aqui. Segundo ele, a atmosfera do nosso público é algo surreal, uma energia que só se observa no nosso país, e que é o motivo de ele gostar tanto de vir se apresentar em nossos festivais.

Sucessos

Ao longo de todos esses anos de carreira, foram muitos lançamentos memoráveis, vários realizados por outros projetos, como os diversos pelo projeto Fabio & Moon, que agitaram a cena por muitos anos no final dos anos 2000 e na última década. Aliás, esta parceria é, talvez, a que mais marcou a carreira dele, representando a união de dois amigos, que moravam juntos e partilham do mesmo gosto musical, da mesma energia e criatividade produtiva. É impossível falar de Fabio Fusco sem falar do projeto dos dois, então vamos fazer um breve parênteses aqui.

Pelo projeto Fabio & Moon, eles lançaram três álbuns pela gravadora alemã SpinTwist Records. “Not Like The Otherz” foi lançado em 2011 e conta com músicas como “Not Like The Otherz”, “Push me Around” e a clássica “Bug’s Nightmare”, um dos maiores sucessos da dupla e que ecoou nas pistas por diversos anos.

O álbum “Based on True Stories” foi lançado em 2013 e conta com: “Back 2 Business”, “A Night in Motion”, “Wanna Go?” e outras ótimas produções. O terceiro e último álbum da dupla, “Be Who You Are” foi lançado em 2016 e conta com belas músicas como: “Just a Vision”, “Strange Things” e “Wheels of Motion”

Além dos álbuns, a dupla lançou os EP’s: “Disco Brain Damage” (2010), “ Crazy Trip” (2010), “Those Days” (2011), “Contradiction” (2012), “Nightwatch” (2014), “Emotionally Unplugged” (2016) e “Spirit Guide” (2017). Estes são só alguns exemplos dos frutos que a parceria com Benni rendeu, mas que já mostram um pouco da qualidade e da característica dos dois no estúdio. 

Além dessa parceria marcante, Fabio conta com alguns trabalhos realizados com outros produtores, como o EP “Back to Basics”, lançado junto com Morten Granau em 2014. A dupla também lançou uma track chamada “Afterlife” em 2016. Fabio também realizou belas parcerias com Interactive Noise, Nok, DayDin e outros nomes de peso da cena.

O único álbum solo até o momento é “Therapy”, lançado em 2017, novamente pela SpinTwist Records. E, olha, o trabalho representa muito bem a grandeza do projeto e é a assinatura do estilo de Fabio, recheado com muito prog de qualidade. Dentre eles, merecem destaques as eletrizantes: “Minutes to Midnight”, “I See The Future”, “Distorted Reality” e “Freakquency”

Em 2019, Fabio lançou as músicas “Make the Difference”, “Basic Instinct”, “Your Spot” e “Follow Me”. O último lançamento dele foi “Right Here Right Now”, lançada mês passado em parceria com Interactive Noise. Se liga:

Se você conhece o trabalho dessa fera, sabe como ele consegue transformar uma pista, né? E, caso você não conheça, mas goste de um progressivo daqueles para sair do chão, vale muito a pena conferir!

🎧 Acesse SoundCloud: Fabio Fusco

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP