O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Conheça Shpongle, a banda de rock psicodélico do Raja Ram

Ronald Rothfield ou Raja Ram, como é mais conhecido, é uma verdadeira lenda viva! Com quase 80 anos, é o mestre por trás de diversos projetos psicodélicos que fazem as pistas e palcos ferverem ao redor do mundo, desde os tempos em que muitos aqui não eram nascidos rs

 

Shpongle é um dos lendários projetos de Raja. O grupo de rock psicodélico britânico foi formado em 1996 em parceria com Simon Posford, que também é um nome consolidado no mundo da psicodelia avançada.

Eles foram reconhecidos por serem pioneiros nesse gênero, que combina elementos de diversos estilos musicais como a famigerada flauta de Ram, juntamente com mixagens eletrônicas responsáveis por produzir um som único que tem sido forte influência para muitos grupos e artistas da atualidade.

 

 

Posford é responsável pelos sintetizadores e trabalho de estúdio, enquanto Raja contribui com arranjos de flauta. O nome da banda não é uma palavra que se encontra no dicionário de nenhum idioma. Em entrevista a uma revista da Rússia, Raja Ram, comentou que “Shpongle” é um termo que expressa algo parecido com “sentir as emoções positivas e eufóricas”.

 

 

Desde muito cedo Raja se apaixonou por estilos musicais alternativos como Jazz e música Indiana e na década de 1970 se identificou com o Rock Psicodélico, a partir daí nasceu uma banda chamada Quintessence, com a qual tocou em diversos festivais do gênero ao lado de bandas como Black Sabath e Pink Floyd.

 

 

Com o tempo, Raja Ram foi criando outros projetos de música eletrônica, como o 1200 Micrograms e seu projeto solo no qual toca até hoje por diversos festivais em todo o planeta.

 

 

Trajetória de Shpongle

A primeira faixa de Shpongle foi “Vapour Rumours“, lançado pela TIP Records (gravadora do próprio Raja Ram) numa compilação chamada “Infinite Excursions“, em 1996. Seu primeiro álbum, “Are You Shpongled?“, Foi lançado em 1998 pela Twisted Records. Em seguida laçaram mais quatro álbuns de estúdio e outro álbum de remixes.

 

A música de Shpongle tem como principal influência as experiências psicodélicas e faz uso de técnicas sonoras que aproximam a mente dos estados de transe musicais. Além disso as composições contam com amostras vocais relacionadas com a expansão da consciência, alucinações e estados alterados de consciência, uma verdadeira viagem sonora que nos leva por diversos estados mentais sem sair de casa.

A faixa “A New Way to Say Hooray“, por exemplo, contém uma amostra vocal de Terence McKenna, (um escritor e filosofo norte americano que estudou a dimensão transcendente do ser humano sob o efeito dos psicodélicos) descrevendo os efeitos do DMT.

Confira abaixo essa viagem sonora.

 

A primeira apresentação ao vivo de Shpongle foi no Festival de Música Solstice em Motosu Highland no Japão em julho de 2001. Antes do lançamento de seu quarto álbum, a banda seguiu se apresentando e esgotando ingressos nos eventos que tocavam.

Em 15 de agosto de 2009, eles se apresentaram no festival Ozora na Hungria. Após essa estreia, voltaram a se apresentar no mesmo festival em anos seguintes. Em 2012 Shpongle fez uma turnê pelos Estados Unidos intitulada “Shpongle Masquerade Tour“.

 

 

É praticamente impossível não se encantar pelo que essa dupla faz no palco e em nossos ouvidos. Somos suspeitos para falar, pois já éramos encantados pelo trabalho solo de Raja e pelo projeto 1200 micrograms que tivemos a oportunidade de assistir ao vivo em 2019, e agora ao conhecer Shpongle mais profundamente, temos a certeza de algo, o mago Ram só pode ter vindo de outra dimensão! rsrs

Abaixo estão alguns dos trabalhos da banda para quem se interessar, esperamos que curtam, desejamos uma maravilhosa viagem psicodélica a todos!

Discografia

Are You Shpongled? (1998), clique aqui para reproduzir.

Tales of the Inexpressible (2001), clique aqui para reproduzir.

Nothing Lasts… But Nothing Is Lost (2005), clique aqui para reproduzir.

Ineffable Mysteries from Shpongleland (2009), clique aqui para reproduzir.

Museum of Consciousness (2013), clique aqui para reproduzir.

Codex VI (2017), clique aqui para reproduzir.

Lançamentos em DVD

Live in Concert in Roundhouse Londres (2008)

 

Live in London (2013)

 

Live at Red Rocks Amphitheater (2015)

 

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP