O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Clássicos do PsyTrance #4 – Goa Gil em Set histórico em 1999

 

No clássico de hoje vocês vão conferir um vídeo Old School que faz jus ao nome da série. Um verdadeiro Clássico do Psytrance diretamente do final da década de 90. Vamos viajar até Goa e reviver a psicodelia indiana em sua forma mais pura, em um set histórico do mestre Goa Gil em 1999.

 

 

Para quem não conhece, Goa Gil é considerado um dos pais do Trance. Gilbert Levey é o nome dele, nascido na Califórnia (e não na Índia como muitos pensam rs) é um dos grandes responsáveis pelo nascimento e disseminação do trance psicodélico que começou nas praias de Goa em meados dos anos 80 e depois percorreu o mundo se espalhando por todos os cantos.

Veja também
+ Clássicos do PsyTrance #1 – Estréia do Astrix no Boom Festival
+ Clássicos do PsyTrance #2 – Wrecked Machines na Tribe Festival de 2007
+ Clássicos do PsyTrance #3 – Burn in Noise em apresentação épica no Boom Festival de 2016

 

O mago da psicodelia é conhecido também por tocar durante 24 horas. Os sets que compõe os famosos rituais Goa Gil, acontecem em diversos países inclusive aqui no Brasil.

 

 

O Vídeo

A seguir temos um vídeo do mestre do Goa no ano de 1999 que mostra a cena trance em sua raiz de uma forma objetiva. O vídeo com pouca edição, nenhum efeito especial e em um tempo onde alta definição não existia, nos traz a simplicidade e a beleza do trance em um registro histórico.

Quem já teve a oportunidade de presenciar um ritual do baba não vai se surpreender tanto, pois a essência do evento ainda é preservada mesmo após passarem décadas de muitas mudanças, é só fechar os olhos por alguns instantes e se deixar ser levado pelo som único e marcante do Goa, mas se observamos com atenção podemos ter percepções e analises temporais que nos fazem refletir.

Esses registros mais antigos são difíceis de viralizar, mas quem é amante da cultura trance e admira o trabalho de Goa Gil com certeza já viu esse ou algum outro registro da época. Em tempos modernos é interessante observar e analisar que o que realmente importava para a galera da época  era curtir o som e dançar.

Observe atentamente, faça suas analises, tire suas próprias conclusões e curta essa viagem histórica no vídeo a seguir.

 

A beleza do lugar compõe grande parte do cenário, que diferente das festas da atualidade, não contava com estruturas e construções mirabolantes para fazer os ravers felizes, chama a atenção pela decoração simples e temática. Os deuses hindus e as cores são os elementos que ainda hoje se fazem presentes.

O que chamou atenção nessa pesquisa foram alguns comentários do vídeo no YouTube.

“Holy shit !!! I just saw myself and my friends in this party , I was here at the age of 23 , I’m wearing a blue shirt , blue pants and long hair on the right side near the Dj booth . It was a crazy party that lasted two days. People danced went to eat and sleep and come back the next day to continue dancing but goa gill the DJ was not human he kept playing trough all the time , it was amazing ! Thanks for the upload man, this is a sweet memento from beautiful and craezy days 🙂 “

Tradução:

“P*** merda!!! Eu só vi a mim e aos meus amigos nessa festa, eu estava lá aos 23 anos, estou vestindo uma camisa azul, calça azul e cabelos longos no lado direito, perto do estande do Dj. Foi uma festa louca que durou dois dias. As pessoas dançaram foram comer e dormir e voltaram no dia seguinte para continuar dançando, mas, como o DJ não era humano, ele continuava tocando o tempo todo, era incrível! Obrigado pelo upload, esta é uma lembrança doce de dias lindos e loucos 🙂 ”

Postado por: Itay A. há 6 anos atrás.

 

Por esse relato dá para imaginar o quão marcante foi estar presente nesse dia!

 

“ESTO ES UNA RELIQUIA!!!! MUCHAS GRACIAS POR SUBIR ESTE VIDEO!!! GOA GIL THE BEST DJ!!!!!!!!!!! PSYCHEDELIC ”

Tradução:

ESTA É UMA RELÍQUIA! MUITO OBRIGADO POR CARREGAR ESTE VÍDEO! GOA GIL O MELHOR DJ! PSICODÉLICO.”
Postado por Matias Kaos há 7 anos atrás.

Pelas datas de ambos os comentários dá para perceber que o mestre é querido e considerado por muitos não é de hoje! Isso é o que chamo de clássico! rsrs

Interessante é que o vídeo não mostra muitas vezes o rosto de Goa Gil tocando, como vemos frequentemente em after movies dos DJs da atualidade e até em alguns mais antigos, como nas outras matérias dessa série, mas o intuito hoje foi mostrar exatamente esse clássico de uma forma diferente, como era retratado na época.

 

Curiosidades sobre o Goa Gil

Muitas pessoas acham que ele é indiano pela forma como se veste e se caracteriza como um guro, mas a verdade é que foi aos 18 anos que ele deixou os Estados Unidos, seu país natal.

 

Gilbert partiu em busca de uma descoberta espiritual, foi até a Índia, numa espécie de viagem sabática, onde se descobriu e se iniciou dentro da cultura Hindu, da qual fez seu estilo de vida e até hoje prega essa filosofia em seu modo de ser, se vestir e principalmente nos rituais que faz levando um pedacinho de Goa pelo mundo a fora.

 

Outra curiosidade é que Goa Gil tira diversas fotos e vídeos ao longo de sua apresentação para registrar os momentos de transcendência e curtição do público em seu ritual, os registros captados por ele ficam disponíveis em seu site após os eventos.

Confira o álbum que ele fez da ultima edição que ocorreu em São Paulo no ano passado clicando aqui.

 

 

E é com o registro do baba que finalizamos o Clássicos do PsyTrance de hoje, espero que vocês tenham curtido e que em breve possamos curtir um ritual ao vivo e a cores juntos sentindo essa energia linda que o Goa proporciona!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP