O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

PsyTrance Pelo Mundo: #4 Psy-Fi Festival- Holanda

Hoje o “PsyTrance Pelo Mundo” vai levar você para uma viajem até a Holanda, direto para as terras psicodélicas do Psy-Fi, um dos festivais mais conceituados atualmente e que representa o Psytrance lá em Leeuwarden, uma das Capitais Europeias da Cultura.

O lendário festival holandês já recebeu em seu palco os maiores mestres da cena mundial como Raja Ram, Astrix, Ace Ventura, Burn In Noise, Captain Hook, Tristan, Liquid Soul e muitos outros nomes de peso.

Psy-Fi é mais que um evento, é uma aula de respeito ao meio ambiente, a cultura, a arte e a música. Um lugar onde todas as religiões, culturas e países podem se conectar de maneira livre e que sejam vividas experiências inesquecíveis regidas pelo P.L.U.R.

 

Veja também
+ PsyTrance Pelo Mundo: #1 Ozora Festival- Hungria

+ PsyTrance Pelo Mundo: #2 Boom Festival- Portugal
+ PsyTrance Pelo Mundo: #3 Masters Of Puppets- República Tcheca

 

Psy-Fi

Em 2013 nascia no parque Stadspark em Groningen a primeira edição do Psy-Fi, o evento aconteceu do dia 12 ao dia 15 de Julho e foi descrito por muitos participantes como “uma viagem meditativa de 65 horas”, onde se reuniu em uma comunidade muito amor e Goa Trance. A primeira edição do evento foi o ponta pé inicial para que ele caísse no gosto dos neerlandeses e se tornasse uma referência dentro e fora da Europa.

No ano seguinte o festival se mudou para a sua atual casa, a área de recreação De Groene Ster, localizado a leste de Leeuwarden, principal centro econômico de Frisia. Em 2018 a cidade recebeu pela União Europeia o título de Capital Europeia da Cultura.

A beleza e receptividade do local tornam a estádia mais agradável durante os dias de festa e revela a importância da conexão e respeito com a natureza, compartilhados em Leeuwarden.

Alguns Espaços Dentro do Psy-Fi

O Psy-Fi realizou até agora sete edições e se engana quem pensa que existe apenas uma pista para se divertir por lá. A comunidade é composta por vários palcos com estilos diferentes de música e dois locais de acampamento para os participantes. Na “Ilha Sagrada” ocorrem programas de aprendizado, palestras, oficinas, áreas de cura, cerimônias e cinema durante o festival.

O Mainstage (Palco Principal) fica ao lado do lago e é responsável por receber as lendas do Psytrance. Freak Floor é onde se apresentam gêneros mais intensos, aqui é onde rola o Psycore, Hi-tech, Forest, o Experimental e o Darkpsy.

Tem também o Chillout para aqueles que buscam relaxar um pouco a mente e o corpo. O 4TH Floor foi lançado em 2017 com o objetivo de levar o Techno Psicodélico para o público e dando espaço principalmente para os artistas locais.

O Psy-Fi oferece ainda espaços para os artistas apresentarem seus trabalhos no Artistry Plaza e no novo espaço, o Art Space, onde são exibidas pinturas ao vivo, arte visionária, projeções e esculturas de arte.

O líder do projeto Wiebe Kootstra descreve o Psy-Fi como “uma comunidade de uma semana”. Para ele o fato de tantas pessoas se interessarem pelo seu evento e saírem de tão longe para conhecer, é algo realmente muito especial.

Educação Ambiental

Além de oferecer muita arte, cultura e música para o público, o evento ainda se preocupa com o meio ambiente e com o lixo produzido por lá durante os dias de rolê. A começar pela decoração que é reutilizada todos os anos.

Não são permitidos copos ou latas na área do festival, as bebidas são servidas em copos reutilizáveis, feitos de plástico reciclado.

Na entrada do evento eles fornecem um cinzeiro portátil para a galera não jogar pontas de cigarros no chão. Também é fornecido um saco de lixo para cada participante recolher seu lixo e descartar nos 200 pontos de lixo na área do festival e nos campings.

Existe ainda a equipe The PsyClean Crew, composta por mais de 60 pessoas, que atuam recolhendo os itens perdidos e garantem que a área esteja sempre limpa. Segundo a crew em 2017 a equipe coletou 75.376 Kg e em 2018 foram recolhidos 54.775 Kg. Foram reciclados todos os lixos de papel em 2018 e em 2019 reciclaram também todas as latas e garrafas de vidro.

Outra preocupação do evento é com a emissão de CO2 na atmosfera, por isso lá todos os geradores são alimentados por Ssynfuel (combustível sintético renovável), que é um combustível exclusivo composto por óleos vegetais e outros recursos renováveis e que reduz até 89 % as emissões de dióxido de carbono em comparação com o diesel normal. E existe ainda um táxi aquático movido à energia solar, para transportar o público dentro do festival.

Todo o terreno é mapeado por um ecologista que informa onde a fauna e a flora devem ser protegidas, além de uma empresa que faz a análise completa dos sistemas de som e seu impacto na natureza e na vizinhança.

Adeptos ao Vegetarianismo

O Psy-Fi é um evento que não apoia a indústria de carnes, por isso, caso você queira consumir é necessário que você leve para o seu consumo lá dentro. Na praça de alimentação do evento é orientado que sejam vendidos apenas produtos orgânicos e veganos, produzidos na horta da comunidade.

Eles deixam também uma lista de fornecedores para os profissionais da alimentação, para que tudo seja comprado diretamente por fornecedores locais. Outro ponto interessante é que os pratos utilizados por lá devem ser de papel ou madeira e talheres reutilizáveis.

Este ano aconteceria a oitava edição do Psy-Fi, mas devido ao COVID-19 o evento foi adiado para o mês de Agosto de 2021. Confira o comunicado oficial clicando aqui.

Conheça mais sobre o evento através de sua página oficial no Facebbok.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP