O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

O estado de Transe que a música Psytrance provoca em quem ouve

A música sempre foi usada em tradições ancestrais como uma forma de acessar diferentes dimensões e estados de consciência, assim também a dança em contextos ritualísticos que são pouco compreendidos pelo senso comum. Por volta de 1993 um movimento musical alternativo conhecido como trance encontrou a psicodelia na Índia, em Goa, que desde os anos 60 é conhecida por abrigar hippies e viajantes. E então surgiu o estilo Psytrance, como o próprio nome já diz, esse estilo musical estimula o estado de transe que nada mais é do que um estado alterado de consciência.

A música é composta com base em estruturas e frequências sonoras que influenciam o nosso estado de consciência e podem ativar novos sentidos e também os chakras, elevando a nossa energia. Vivemos em uma sociedade que valoriza muito o lado racional e mecânico da mente, por isso a experiência sensorial da música está mais próxima da dimensão sensível do que intelectual.

Reprodução: Coletiva.a.mente

Através da mente podemos transcender tempo e espaço, mas a ideologia da transcendência musical depende de vários fatores. Para entrar em transe com musica é necessário se desligar do lado racional e se deixar levar pelas batidas, ritmos, melodias, vozes e instrumentos. Assim como ouvir mantras e sinos tibetanos nos faz acessar o transe meditativo, o Psytrance nos leva a acessar as frequências do transe psicodélico.

Estado de Transe nas Raves e Festivais

O corpo fala muito mais do que as palavras, nas festas e festivais de trance as pessoas interagem e deixam o corpo inteiro vibrar para sentir, ao invés de ficar racionalizando e criando mil teorias para explicar o transe.

O transe que ocorre nas raves é o transe especifico desse ambiente, dificilmente é possível encontrar a mesma experiência em outros tipos de festa. Esse fenômeno começa através do som, das cores e dos elementos artísticos que juntos geram os estados ampliados de consciência por meio da integração entre ondas sonoras e a interação entre pessoas.

Falando de uma maneira teórica, acontece um processo neuroquímico de liberação de substâncias presentes no corpo humano por conta do esforço físico realizado pela dança, esses processos são responsáveis por provocar grandes liberações emocionais. O que acontece na pratica é uma entrega à música e a dança que vai além do plano físico, mental, emocional, e em alguns casos atinge níveis espirituais.

estado-de-transe
Reprodução: Vinícius Senna

Importância Social

Em uma sociedade regida por poderes que tentam controlar o que nós seres humanos podemos pensar, sentir e experimentar é comum se sentir aprisionado, ansioso, com medo ou inseguro. O transe é uma forma de se desconectar de tantas ordens externas e adentrar um estado de consciência que permite sentir a liberdade, mesmo que por alguns minutos, enquanto escutamos o som de uma track que gostamos muito, por exemplo. Falar sobre o transe é uma boa reflexão para entender a necessidade que possuímos de exercer o livre arbítrio do nosso corpo, espírito e mente.

Reprodução: Coletiva.a.mente

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP