O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Clássicos do PsyTrance #2 – Wrecked Machines na Tribe Festival de 2007

E aí pessoal!

Na semana em que seria pós Tribe, caso o Coronavírus não tomasse tamanhas proporções, traremos o segundo episódio da série Clássicos do PsyTrance, onde vamos falar sobre um vídeo CLÁASSICO da cena nacional que viralizou mundialmente: Wrecked Machines na Tribe de 2007 tocando ENJOY THE SILENCE!

 

Veja também:
Clássicos do PsyTrance #1 – Estréia do Astrix no Boom Festival

 

Wrecked Machines era considerado um dos principais nomes da época e essa edição da Tribe seria uma das maiores raves do Brasil. As raves não eram tão divulgadas e mesmo assim, esta edição que aconteceu na Pedreira, atraiu cerca de 45 mil pessoas! Tem noção?!

Naquela época, a gravadora israelense HOMmega, que era responsável por Astrix, Pixel, Sub6, Skazi, Infected Mushroom e vários outros artistas, comemorava 10 anos de história em uma turnê mundial chamada HOMmega Festival, que se apresentou na Tribe & Psychogarden de 2007.

O VÍDEO

‘’Estou aqui em 2019 vendo esse vídeo, sentindo meu coração acelerar como se estivesse revivendo esse dia, este exato momento, muitas foram as vezes que chorei vendo este registro, escutando esta música, lamentando uma época que nao existirá jamais, mas com muito orgulho e gratidão de ter passado por esta vida e ter vivido as melhores sensações que qualquer ser humano poderia sentir. Memórias permanecerão para sempre!! Um abraço a esta família que existiu um dia..’’

Ronaldo Mactoy (Comentário do vídeo no Youtube)

Essa, é a tradução em palavras de um momento épico da cena Psytrance no Brasil.

Nada permanece da mesma forma que já foi um dia. A cena por aqui mudou bastante, mas nem por isso deixou de ser boa. Sobre isso nós falaremos em uma outra oportunidade. Mas que era diferente, era!

A começar pela quantidade de pessoas. Vale lembrar que naquele tempo os meios de divulgação eram diferentes também. Não existiam aftermovies, nem Facebook, poucas pessoas tinham acesso a internet e celular. Ou seja, só ia realmente quem gostava e conhecia a cena. Preconceito sempre existiu e se hoje o preconceito é grande, naquela época era mais ainda!

A decoração era simples e sem efeitos especiais como lasers, fumaça e projeção (apesar de ter um palco enorme e uma tenda mediana para a época). Naquele tempo, pouco importava se as filas estavam grandes, se o palco tinha projeção, se tinha tenda até o front, ou se viveríamos uma experiencia psicodélica visual através da estrutura e projeções de altíssima qualidade. O que importava era a MÚSICA! A experiencia psicodélica interna, o sentir, o viver. Claro que a TRIBE foi um evento comercial no meio de tantos outros mais roots, mas mesmo nesta edição da TRIBE conseguimos ver a diferença dos eventos de hoje em âmbito nacional e internacional.

Veja abaixo um vídeo da pista. Não sabemos ao certo quem era o artista, mas é possível ver o palco e outros detalhes da época.

‘’Chega arrepiar! Já colei nesse pico na Tribe de 2017, mas meu sonho mesmo era poder ter sentido essa vibe que só os role das antigas tinha!!’’
Eric Cartman (Comentário do vídeo no Youtube)

Este foi um dia especial para a cena naquela época. A gravadora israelense HOMmega percorria o mundo em uma turnê especial e preencheu seis dos quinze artistas que tocariam naquele dia. Hoje em dia, Modus, Dekel, Animato, Astrix e muuitos outros artistas possuem tracks gravadas na gigante HOMmega.

 

Confira o Line Up do Main Stage naquele dia!

23h30 Soneca (Tribe/Carambola)

00h30 Marcio8 & Laurent (Deep crew)

02h00 Livia (Tribe/Carambola) topo

03h30 Rodrigo Leal (Psycho Garden)

05h00 SUB6 – Live (HOMmega/Israel)

06h00 Xerox & Illumination – Live (HOMmega/Israel)

07h00 Astrix – Live (HOMmega/Israel)

08h30 Wrecked Machines – Live (Carambola/Spun)

09h30 Domestic – Live (HOMmega/Israel)

10h30 PsySex – Live (HOMmega/Israel)

11h30 Ace Ventura – Live (Iboga/Israel)

13h30 Du Serena vs Dahan (HOMmega/Tribe)

15h00 D-Nox & Beckers – Live (Sprout/Alemanha)

16h00 Beckers (Sprout/Alemanha)

17h30 D-Nox (Sprout/Alemanha)

19h30 Fim

Infelizmente, Eyal Yankovich, fundador da HOMmega Records faleceu em 2017, 10 anos depois, no ano em que a gravadora completaria 20 anos. Eyal era israelense e foi um dos precursores da cena Psytrance aqui no Brasil. Graças ao seu trabalho temos artistas incríveis hoje em dia e podemos relembrar esse momento incrível que aconteceu na TRIBE. Obrigado, Eyal!

Du Serena, DJ e produtor da Tribe, parceiro de Eyal no Brasil, deixou uma homenagem para ele:

“Oi meu amigo… hoje não falaremos no telefone como planejamos… não poderei ter o privilegio de ouvir seus conselhos, escutar suas estratégias, e desfrutar de sua inspiradora sabedoria. Foram tantas batalhas juntos, tantas aventuras, vitórias e derrotas… mas juntos, sempre juntos, desde o começo. Quando te conheci eu era um menino tentando realizar o sonho de ser DJ e fazer festas… em 15 anos, você me ensinou e me possibilitou ser muito mais do que isso… Hoje você esta em paz… a paz que tanto procurou nesse plano, mas que dificilmente encontrou. Obrigado por tudo Eyal Yankovich. Sentirei muita saudades de você, meu irmão.”

Em seu Facebook, Astrix também lamentou a morte do amigo na época:

”Eu realmente não posso colocar meus sentimentos em palavras. Meu amigo e parceiro para minha jornada musical não está mais conosco. RIP Eyal Yankovich, fundador e coração do Hommega, um homem que amava a música com todo o coração e dedicou sua vida a ela.”

Nota: Wrecked Machines não era da gravadora HOMmega, mas falando sobre a TRIBE daquele ano, a HOMmega fez um trabalho importantíssimo para esse dia clássico!

 

TRIBE FESTIVAL

Após várias edições a Tribe ainda consegue inovar e marcar a cada ano, com suas belas pistas, que sempre recebem os maiores astros da cena atual. O evento esbanja experiência e faz parte da trajetória de muitos ravers apreciadores das mais variadas vertentes da cultura trance. Quando se trata de agradar o público, a Tribe não costuma falhar e sempre causa boas impressões com seus Lines estrondosos e irresistíveis. O evento também é marcado por suas belas decorações, que além de deslumbrar os olhos também trazem conforto com muito espaço em suas notáveis tendas.

A construção de uma história de sucesso não nasce do dia para a noite e a Tribe é um belo exemplo a se seguir. O rolê existe desde 2000 e já realizou quase 60 edições ao longo dos anos. Entre erros e acertos, dificuldades e realizações, a crew vêm se empenhando diariamente para mostrar ao público porque se mantém há tempos em alta e atraindo tantas pessoas para suas festas.

A edição de 20 anos da Tribe foi reagendada para o dia 19 de Dezembro. Para aqueles que ainda estão em dúvidas se vão ou não na Tribe, se liga nesse line-up:

 

Até hoje nós continuamos ouvindo ENJOY THE SILENCE!

Esse momento clássico foi em um tempo único, cheio de curiosidades e que guarda sentimentos profundos!
E aí, você já tinha visto esse Clássico?

Mande sua sugestão para gente, semana que vem tem mais!!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP