Uma nova doença chama a atenção do mundo neste momento. O COVID-19 colocou o globo em alerta e vem preocupando uma nação inteira. Mas o vírus é antigo, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), os primeiros casos de Coronavírus identificados foram na década de 1960. O que ocorreu foi uma mutação ainda desconhecida que ocasionou na atual situação, onde o mesmo passou a ser transmitido para as pessoas.
O COVID-19 é uma família de infecções respiratórias causadas pelo Coronavírus, e o que antes era desconhecido, agora está na boca do mundo. O novo agente do Coronavírus foi descoberto oficialmente em 31 de Dezembro de 2019.
Início de uma Pandemia
Tudo teve inicio em Dezembro, na China, onde foram constatados os primeiros casos de uma “pneumonia de causa desconhecida”, relacionada ao Mercado de Frutos do Mar de Wuhan (China). O vírus se alastrou pelo mundo, invadindo vários países e aumentado cada dia mais os números de infectados, mas ainda não despertava atenção da população.
No dia 16 de Janeiro o Ministério da Saúde finalmente publicou a primeira informação sobre a doença. E foi no final de Janeiro que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente situação de emergência internacional.
O vírus chegou ao Brasil e o primeiro caso confirmado da doença ocorreu no dia 26 de Fevereiro. Segundo a última atualização oficial do MS, são 2.064 casos suspeitos, 1.624 casos descartados, 291 casos confirmados e 1 óbito. Segundo o portal de notícias G1 são “301 casos confirmados de novo Coronavírus”, e “o estado de São Paulo registrou o primeiro caso no Brasil de morte de pessoa infectada”. Os veículos de notícias BBC, Estadão e Exame também compartilharam a manchete de que São Paulo registra a primeira morte por coronavírus.
Como o Vírus se Espalha?
A contaminação acontece por meio de gotículas respiratórias ou contato. Ainda é incerta com que facilidade o Coronavírus se espalha de pessoa para pessoa. Costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, que de acordo com o MS são: gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Cenário Psytrance: Adiamento de Eventos
As pistas dos eventos Psytrance no Brasil também foram atingidas por essa pandemia. Ontem algumas crews anunciaram o adiamento de suas festas e a decisão comoveu o público nas redes sociais, visto que isso implicará diretamente na vida de muitos profissionais que atuam nos eventos, sejam fotógrafos, intervencionistas, empreendedores, DJs, e os próprios organizadores.
Algumas pessoas pedem por empatia e a compreensão do público diante da situação que resultará em enormes prejuízos para a cena Psytrance nacional.
Entre alguns dos eventos que confirmaram o adiamento, até agora, estão:
1- Flor da Vida (Itirapina/SP);
2- Anacã Festival (Altinopolis/SP);
3- Master Of Puppets (Mairiporã/SP);
4- Mukunda (Araçatuba/SP);
5- Hipnodreams (Goiânia/GO);
6- Sonoora (São José dos Campos/SP);
7- Atlantic – O Reino de Atlas (Suzano/SP);
8- XXXPERIENCE Rio 2020 (Rio de Janeiro/RJ);
9- Mundo de Oz Festival (Lagoinha/SP).
As crews vão estudar novas datas!
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Anacã Arte e Cultura (@anacaarteecultura) em
Eventos internacionais também se pronunciaram diante da situação, como é o caso do Boom Festival orientando a todos para que permaneçam em casa durante o período de pandemia.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Boom Festival Official (@boomfestivalofficial) em
Grupo de Vulneráveis
Os mais vulneráveis ao novo Coronavírus e que estão no grupo de risco são os idosos e pessoas com condições médicas pré-existentes, como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes.
Mas se são poucos casos no Brasil, por que é tão importante o isolamento?
Muito simples, o problema do COVID-19 é a forma como ele se espalha, e se no Brasil esses números ainda estão baixos, por outro lado a pandemia toma conta do mundo e as pessoas estão em isolamento. É mais coerente controlar o vírus, antes que ele se espalhe e o sistema público de saúde seja tomado por pessoas doentes sem atendimento necessário para sua recuperação.
A ideia é conter o vírus! Aplicar atitudes que outros países demoraram para compreender, pois o nosso sistema de saúde pública não seria capaz de suportar um surto com muitas pessoas em situação de risco.
Situação de Emergência
O momento é de empatia, pois os jovens conseguem se recuperar do vírus, que é semelhante ao da gripe, mas uma pessoa vulnerável não terá a mesma sorte, por isso o isolamento é o que os governantes pedem nesse momento para a população. Alguns estados decretaram situação de emergência, como é o caso de São Paulo e Rio de Janeiro. A capital paulista por sinal é a com maior números de casos confirmados.
As opiniões se dividem!
Uma parcela da população acredita que o caso não é para tanto e que existem doenças que matam muito mais que o Coronavírus, por isso não devemos dar tanta importância a esse novo vírus. Há ainda aqueles que acreditam em uma conspiração, para desestabilizar a economia mundial. Outra parte da população prefere seguir as orientações do governo, e evitar a disseminação da doença para aqueles que estão no grupo de risco.
Com tantas teorias é difícil defender uma só, mas o COVID-19 é real e está atingindo diversos países. Dados apresentados pela OMS revelam que exitem 184.976 casos confirmados da doença e 152 países, áreas ou territórios com casos.
Sintomas
Segundo o MS “os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.”
Como se Prevenir?
Os cuidados básicos são as dicas do Ministério da Saúde para a prevenção e evitar espalhar o vírus por aí! Lavar bem as mãos com a água e sabão, usar álcool em gel, evitar apertos de mãos e abraços, evitar locais com grande aglomeração de pessoas, não compartilhar objetos pessoais, tudo isso ajuda na prevenção. Essas dicas são redobradas para os idosos, pois são os mais atingidos pelo vírus e a grande maioria dos casos de morte são de pessoas idosas.
Outra dica é que as pessoas tenham consciência e não façam estoques em casa, de alimentos ou produtos como álcool em gel e máscaras. As máscaras só devem ser usadas por pessoas que estejam com o COVID-19 e profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros, socorristas, etc).

Você sabe de algum evento que foi cancelado e não está neste conteúdo? Então envia para nós, assim podemos manter essa matéria atualizada.

Idealizadora da Hï BPM, Rafaela desenvolveu o projeto pois acredita que todos merecem e devem conhecer a essência do Psytrance, que é capaz de transformar a vida das pessoas, assim como fez com a sua!