Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.
A Enciclopédia do Psytrance terá o formato de resenhas em série, com um texto novo todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Flegma.
Para visualizar outros textos da nossa Enciclopédia do Psytrance, basta clicar aqui.
Origem

Nascido em Belgrado, Sérvia, Dalibor Delic é o nome por trás do projeto Flegma. Dalibor começou a entrar em contato com a música ainda muito jovem, através do seu irmão mais velho, que toca baixo e guitarra. Aos poucos, ele foi conhecendo a produção musical e tomou gosto pela coisa. Sempre experimentando diferentes tipos de batidas, criando melodias, novos arranjos e synths para suas produções.
Características
Rapidamente atribuindo muita personalidade para suas produções, Flegma conquistou os corações de muitos ouvintes e amantes de Progressive Psytrance graças às suas músicas extremamente vibrantes e dançantes. Dalibor encontrou um estilo próprio que mistura muita agressividade com grooves muito dançantes e melodias envolventes.
Suas músicas são recheadas de drops extremamente potentes (que fazem qualquer fã de prog trance sair do chão), somados à basslines muito bem produzidas, com muita quebra de padrão e muito groove. Flegma tem todos os ingredientes necessários para produzir um prog de muita qualidade e sem enrolação, entregando aos ouvintes um som limpo, bastante envolvente e inovador. Não é à toa que ele vem ganhando cada vez mais ouvintes e reconhecimento por suas produções.

Hoje em dia, seu nome é um dos maiores da nova geração de Progressive Psytrance no mundo. Isso se deve muito à personalidade e ao ritmo intenso que ele coloca em suas produções. Ao ouvir um set dele, você irá pular nos drops, se envolver com suas melodias tribais e dançar muito com o groove que ele deixa em cada música. É impossível ficar parado!
Veja também
+ Raves e Festivais em Março pelo Brasil
Quem esteve presente no Universo Paralello neste ano teve o prazer de acompanhar uma apresentação daquelas de tirar o chapéu. Com um set de tirar o fôlego, Flegma quebrou tudo e mais um pouco no Main Floor do festival. Sendo muito elogiado e aplaudido, sua apresentação foi uma das melhores do estilo.
Sucessos
Flegma lançou o seu primeiro álbum em 2009, em parceria com Nerso, pela IONO Music. Seu segundo álbum, “8 Cell” foi lançado em parceria com seu amigo e conterrâneo, Zyce, pela TesseracTstudio em 2011.
Veja também
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #33: Zyce
Após alguns anos se aprofundando ainda mais na produção musical e se apresentando em diversos países, nos maiores festivais do mundo, Flegma lançou algumas tracks de sucesso, com destaque para o remix insano de “Extraterrestrial”, de Zyce e “Human Planet”, ambas lançadas em 2015.
Flegma realizou diversas colaborações e remixes de muitos dos maiores nomes do psytrance, como Ace Ventura, Liquid Soul, Zen Mechanics, Ritmo, entre outros. Em 2018, seu terceiro álbum, “Echoes from Jangala” foi lançado pela mesma TesseracTstudio. Já com um nível de produção musical mais avançado, o álbum foi um trampolim para Dalibor atingir os níveis mais altos de reconhecimento no psytrance. Podemos citar sucessos como: “Soul Protector”, “Tama” e “Bengal”.
Veja também
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #9: Ace Ventura
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #18: Liquid Soul
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #32: Ritmo
Nos últimos dois anos, Flegma lançou diversas músicas e recebeu ainda mais destaque. Como exemplo, temos os sucessos: “Equinox”, “Mirror Universe”, “Ornament”, “Lunaris” e “Numen”.
Seu último lançamento foi o remix realizado da música “Shiva”, de Zyce e Morten Granau, lançado há duas semanas.
Curiosidades
A parceria com Zyce vai além da amizade, juntos eles possuem um outro projeto de psytrance chamado “Ectima”. O projeto é fruto de muita personalidade e originalidade dos dois artistas e se destaca por um estilo único, uma mistura de psicodelia com pegadas de techno somados a uma atmosfera tribal e basslines agressivas.
Além disso, a dupla é dona da gravadora TesseracTstudio, label que vem crescendo rapidamente e ganhando cada vez mais destaque na cena ao longo dos anos. Responsáveis por unir diversos artistas (e amigos) majoritariamente sérvios, a gravadora é, hoje em dia, uma das maiores do mundo quando o assunto é psy-prog/psytrance.
O “Serbian Style” é o nome do sub-gênero que foi criado pelos artistas da gravadora. O nome é uma referência à origem dos produtores e uma forma de valorização da cultura sérvia. A gravadora já lançou duas edições do álbum compilado “Serbian Style”, indo do progressive ao psytrance, com músicas de diversos artistas, como: Flegma, Zyce, E-Clip, Talpa, Sonic Entity, Relativ, Lyktum, Makida e outros.
Veja também
+ Enciclopédia do Psytrance – Carreira #39: Talpa
O estilo se caracteriza por um som potente, com sons étnicos, orgânicos e instrumentos locais. Os artistas citados vêm ganhando cada vez mais destaque na cena do psytrance mundial, movimentando o line up de diversos festivais e realizando diversos lançamentos de muita qualidade. Vale a pena conferir!

🎧 Acesse SoundCloud: Flegma
Pautas da Semana
+ Ritual Oktoom apresenta: MirrorVomit
+ RAVES da semana pelo Brasil: 02 a 08 de Março
+ Já pensou em viver uma experiência de conexão na Amazônia? Conheça o Jacundá Festival
+ Bloco PsyShake fez história em sua 1ª edição nas ruas de São Paulo [REVIEW]
+ Após 2 anos, Major7 retorna ao El Fortin repleto de novas produções
+ Inspirada em sua primeira tour na Índia, Vegas lança “MEDITATIOHM”

Idealizadora da Hï BPM, Rafaela desenvolveu o projeto pois acredita que todos merecem e devem conhecer a essência do Psytrance, que é capaz de transformar a vida das pessoas, assim como fez com a sua!