O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance – Carreira #39: Talpa

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.

Enciclopédia do Psytrance terá o formato de resenhas em série, com um texto novo todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Talpa.

Para visualizar outros textos da nossa Enciclopédia do Psytrance, basta clicar aqui.

Origem

Se você gosta de Progressive Psytrance, com certeza já ouviu falar desse projeto. Talpa é o projeto musical de Goran Juric. Sérvio, nascido no dia 22 de julho de 1982, Goran começou a investir no seu projeto no final da década de 90

Após ir em sua primeira festa de trance, ele adorou a experiência e decidiu fazer parte da cena. Sem nenhum conhecimento sobre produção ou teoria musical, ele começou a produzir as suas primeiras músicas com dificuldades. Os softwares naquela época eram diferentes de hoje em dia e a internet ainda não era tão difundida como hoje, o que dificultou muito o acesso à samples e materiais de produção.

A primeira ideia para o projeto surgiu no final de 1999, tocando na festa de techno/tranceTransplante 2”, no mega club “Paradiso”, em Novi Sad, Sérvia. Inspirado pelo original goa trance, ele mergulhou no projeto, sua produção foi melhorando cada vez mais e, cerca de 3 anos depois, Goran encontrou o seu estilo de produção. 

Em 2002, a gravadora SunDance (Austrália) lança duas músicas de Talpa na compilação “Vibraspirit 23”: “Kalashari” e “Mandragor”. Em 2003, a mesma gravadora lança “Talpania”, single publicado no álbum “Sundaze”. Desde então, o nome Talpa começou a ganhar visibilidade na cena e, rapidamente, ocupou os line ups de festivais gigantes ao longo do mundo todo. Se tornando uma referência quando o assunto é Progressive Psytrance

Características

Com um estilo único, seu som é uma mistura de agressividade com muito groove. Uma combinação de drops muito potentes, com melodias muito bem construídas, basslines cheias de energia e muito dançantes. O resultado é uma música que envolve o ouvinte em suas melodias, o teletransportando para uma história hipnotizante que o prende e, logo em seguida, o faz sair do chão sem perceber. Goran consegue combinar melodias meio lúdicas e até meio assustadoras com altos níveis de tensão em suas produções, o que torna o seu estilo tão único e inspirador para diversos artistas de Progressive Psytrance.

A ambientação de seu som é uma das principais características de sua produção. Ao assistir uma apresentação ou ouvir músicas dele é impossível você não se deixar levar pela história contada, seja em um castelo assombrado de um pesadelo, em um mundo alienígena futurista ou no ambiente que a sua mente imaginar dentro da atmosfera criada. Tudo isso acontece sem seguir receitas, seu som quebra paradigmas e, muitas vezes, lança tendências no gênero.

Suas basslines são inspiração para diversos artistas, assim como o groove criado em cada música. A brincadeira aqui é de gente grande, o famoso prog sem massagem”

Sucessos

Talpa lançou músicas em diversas labels renomadas, como: TesseracTstudio, Iboga Records, Boom e outras. Goran prefere não lançar suas músicas em álbuns, pois acredita que os mesmos estão ultrapassados, levam muito tempo para serem produzidos e tiram a característica de novidade das tracks. Por isso, ele lança seus novos trabalhos em EP’s

São diversos lançamentos de sucesso. Uma de suas maiores produções até hoje é a música “Violently Happy”, lançada pela TesseracTstudio em 2014. “Black Sheep in a Herd of Geese” (2014), em parceria com Zyce; “La La La” (2015); “Undercover” (2015) também merecem destaque. Além do remix de “Power of now”, do Captain Hook, feito em parceria com Zyce em 2016.


Veja também
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #33: Zyce
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #23: Captain Hook

Impossível esquecer de, talvez, o seu maior sucesso, o insano remix feito de “We Come in Peace”, de Liquid Soul, Zyce e Solar Kid


Veja também
+ Enciclopédia do Psytrance- Carreira #18: Liquid Soul

Foram diversos lançamentos de sucesso na última década, o mais recente surgiu de uma parceria com o brasileiro Basscannon, na música “Take the Poison”.


Veja também
+ Agora sim! Zanon e Basscannon lançam oficialmente a track “Moonworld” e seu videoclipe oficial

Curiosidades

O nome do projeto retirado do “X Files TV Show” e, segundo Goran, é um tipo de monstro.

Apesar de seu estilo ser um pouco diferente, Talpa se enquadra no recente “Serbian Style”, um estilo majoritariamente de Progressive Psytrance e composto, em sua maioria, por artistas vinculados à TesseracTstudio, gravadora de Zyce e Flegma. O sub-gênero e os artistas dele vêm ganhando cada vez mais destaque na cena mundial.

🎧 Acesse SoundCloud: Talpa



Pautas da Semana
+ Bloco Frita Comigo arrasta cerca de 40 mil pessoas em sua 2ª edição em São Paulo [REVIEW]

+ RAVES da semana pelo Brasil: 24 a 29 de Fevereiro
+ Raves e Festivais em Março pelo Brasil
+ Xyryry Kuaray anuncia 20ª Edição para Julho de 2020
+ High BPM- História, Vertentes e Visão da Cena Daqui Para Frente: #4 Psycore

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP