O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

High BPM- História, Vertentes e Visão da Cena Daqui Para Frente: #4 Psycore

Sejam muito bem-vindos a quarta matéria sobre as vertentes do high bpm, hoje iremos apresentar o Psycore e na próxima semana é a vez do Experimental.

Se você ainda não viu as outras matérias, clique aqui para ler sobre o DarkPsy, aqui para o Hitech e aqui para o Forest.

PSYCORE

O Psycore também é uma vertente relativamente nova, filha do DarkPsy e influenciada pelo Hi Tech e Hardcore. É a vertente mais rápida em questão de bpm. Batidas rápidas, sons mais agressivos, caóticos (alô Hardcore) e algumas características dos outros estilos. O Psycore é uma vertente muito intensa, tanto que suas melodias e a harmonia podem trazer melancolia e introspecção na pessoa, trazendo a tona vários sentimentos – que até então – estavam ocultos pelo consciente.


Veja também
+ Pachamama apresenta: Especial com 24 horas de Necropsycho


Uma das principais referências nesse estilo, é a Luuli e o que ela toca é uma coisa inexplicável e muito original. Dependendo do seu estado de espírito suas apresentações podem ser mais leves ou totalmente densas e pesadas. Ela usa oito canais de áudio para mixar e vai adicionando efeitos nas músicas na hora mesmo, ela é genial.

O Psycore não é aquela barulheira que todo mundo diz, a grande maioria é linear e progressivo. Nessa track, você pode notar essas características mencionadas, inclusive ela não tem aquela atmosfera tão densa e pesada.

Mas nada impede de ser mais caótico, agressivo sem deixar de ser linear, como a próxima track. A Luuli coloca todas as suas emoções nas músicas, sua história de vida e com isso, pode sair um som mais denso e pesado.

As tracks mais rápidas, como essa da Plankton de 250 bpms, parece que vai fazendo uma massagem no seu cérebro se você deixar. Quando você compreende (que é quando você deixa de tentar compreender) e começa a sentir a música é revigorador. Não lute contra, não tente entender -música não é para isso- só feche os olhos e dance.

E não dá para falar desse estilo sem mencionar a Anomalistic Records. Essa gravadora foi criada, nada mais, nada menos que pelos pioneiros do Psycore: a Luuli e o Cindervomit. O lema dessa label é “We are a label dedicated to showcasing artists and music that do not have any idea how to fit in. We dont care about status or profit. We care simply about the music and the intent” ou seja, eles não ligam sobre status e nem se “encaixa” no padrão, eles apenas se importam com a música e sobre o intento. E isso descreve bem o Psycore que é um estilo totalmente diferenciado. 


Veja também
+ Conheça alguns projetos de High Bpm que passarão pelo festival Universo Paralello #15


Um dos pontos mais legais dessa vertente, é que ela realmente não se importa com vendas (ser mais do mainstream) e sim a vivencia que ela pode te possibilitar. Há diversos artistas que transmitem a sua genialidade para a música e com certeza você pode acabar se identificando com algum tipo de Psycore, afinal tem para todos os gostos! E como ele é uma subvertente do DarkPsy, ele também tem a característica de fazer você enfrentar o seu eu interior e talvez seja por isso que é tão incompreendido por parte do público. Mas enquanto o Darkpsy visa mais uma meditação ativa, o Psycore vem rompendo essa linha, impedindo que o seu corpo fique confortável na música, deixando sua mente falar mais alto e te proporcionando – muitas vezes – uma experiência sonora inesquecível.


Veja também
+ KiLLATK fala sobre sua história e experiências “Não devemos ligar para o que os outros pensam e muito menos nos contentar com rótulos.”


E como sempre, aqui está nossa playlist fresquinha, sempre atualizada com os últimos lançamentos.

Gostaríamos de fazer um agradecimento especial ao Jiazihu que nos ajudou a escrever esse artigo, obrigada!

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP