O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance- Carreira #35: Space Tribe

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia doPsytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.

Enciclopédia do Psytrance terá o formato de resenhas em série, com um texto novo todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Space Tibe.

Para visualizar outros textos da nossa Enciclopédia do Psytrance, basta clicar aqui.

Origem

Olli Wisdom é o nome por trás do projeto Space Tribe. O inglês naturalizado australiano, de 61 anos, começou a se apaixonar pela música nos anos 80, quando era o cantor de uma banda gótica chamada de “The Specimen”. Na mesma época, ele abriu um clube gótico famoso em Londres, chamado de “The Batcave”. Em 1986 a sua banda chegou ao fim e, após isso, ele iniciou uma viagem pela Ásia, passando por alguns países. 

Em 1988, Olli foi para Koh Phangan, na Tailândia, e foi lá que ele teve seu primeiro contato com as festas psicodélicas que aconteciam na praia. Foi amor à primeira vista, imediatamente ele mergulhou no mundo da música eletrônica. Permanecendo lá por dois anos, ele tocou em algumas festas, montou um pequeno estúdio e começou a fazer músicas para os eventos. Após isso, ele foi para Goa (Índia) e passou a maior parte do seu tempo por lá nos quatro anos seguintes, ao mesmo tempo ele também viajava pelo mundo, fazendo festas e levando a música eletrônica para diversas pessoas em São Francisco (EUA), na Suíça, Reino Unido e Japão.

Em 1995, as primeiras músicas do projeto Space Tribe foram criadas nos estúdios Butterfly, em parceria com Simon Posford (Hallucinogen/Sphongle). A partir disso, a carreira de Olli começou a fluir. Mudando-se para Byron Bay, na Austrália, ele criou o estúdio Rainforest Space Base.

O primeiro álbum do projeto, “Sonic Mandala”, foi lançado na gravadora Spirit Zone em 1996. Desde então, Space Tribe lança pelo menos um álbum por ano. Em 2004, a gravadora Space Tribe Music foi criada, sendo a fonte de lançamentos do projeto e de outros álbuns de compilação. Além disso, o projeto conta com músicas frutos de diversas parcerias com outros artistas, como GMS, X-Dream, Menog, Electric Universe, Tristan, Dick Trevor e Mad Maxx. Desde 2008, seu amigo Jon Klein (The Specimen, Siouxsie & the Banshees, Sinead O’Connor) vem trazendo suas habilidades na guitarra para algumas apresentações ao vivo do projeto e para gravações no estúdio.

Características

Olli afirma que não faz músicas para vender ou para ser um sucesso, ele faz suas músicas para abrir a mente das pessoas, fazê-las refletir e mudar as suas vidas. Com tracks extremamente potentes e psicodélicas, Space Tribe transforma as pistas por onde passa. Suas músicas são recheadas de drops agressivos, grooves muito dançantes e basslines muito bem produzidas, o projeto é referência mundial quando o assunto é psytrance. Suas apresentações são um convite para a felicidade, feitas para extravasar, viajar e para se inspirar.

Já são 25 anos de projeto, e ele continua sendo um dos principais nomes mundiais na cena. Se apresentando ao longo do ano todo, nos mais diversos países e sempre com a mesma energia contagiante que não deixa ninguém ficar parado. Space Tribe é um reflexo da cultura psicodélica não só pelo som que produz, mas também pelas roupas e acessórios psicodélicos feitos, pelas festas realizadas e também por sua vibe extremamente positiva.

Sucessos

São diversos sucessos ao longo dos 25 anos de carreira, sempre se atualizando e sendo fonte de inspiração para muitos artistas. Podemos citar alguns exemplos, como: “One drop” e “Brave New World”, em parceria com Laughing Buddha; “Beyond Words” e “Turn on the World”, em parceria com Dickster; “Distorted Reality”, em parceria com Tristan; “Sex, Drugs and Rock’N Roll”, em parceria com Stryker; “Mind is God” e “Mysteries of the world”, em parceria com Mad Maxx.

Após 15 anos na Austrália, Olli voltou à Londres e está produzindo por lá. Podemos citar alguns de seus sucessos mais recentes como: “Klunk Klik” e “Remote Control”, em parceria com Stryker; “Defy Gravity” e “Into the 4th Dimension” (2019). Seu último lançamento foi “Homo Sapiens Extraterrestialis”, em parceria com Volcano.

Curiosidades

Tudo isso sem contar os diversos sucessos produzidos em parceria com Max Peterson (Mad Maxx), no duo Mad Tribe. O projeto é um encaixe perfeito do estilo dos dois produtores e amigos. Referências mundiais, a dupla segue realizando diversos lançamentos de sucesso, se apresentando em vários países pelo mundo e levando muita personalidade para as pistas. Em breve falaremos mais a respeito da dupla.

O nome Space Tribe é, segundo o próprio Olli, uma analogia ao que nós (humanos) somos de fato: uma tribo do espaço. O nome do projeto é, também, o nome de sua marca de roupas e acessórios psicodélicos. Em 1993, Olli, seu irmão Miki e mais um amigo, Richmond, iniciaram a marca “Space Tribe”, em Bali (Indonésia). A marca foi um sucesso imediato, atingindo pessoas e festas ao longo do mundo todo, sendo bem popular até hoje. 

🎧 Acesse SoundCloud: Space Tribe

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP