O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance- Carreira #33: Zyce

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da  BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.

Enciclopédia do Psytrance tem o formato de resenhas em série, com um novo texto todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Zyce.

Para visualizar outros textos da nossa Enciclopédia do Psytrance, basta clicar aqui.

Origem

Nikola Kozic nasceu em Nova Pazova, na Sérvia, em 1986. Seu interesse pela música começou cedo, ele tocou guitarra em algumas bandas de rock e reggae quando era jovem, no final da década de 90. Após alguns anos, ele conheceu e se apaixonou pela música eletrônica num evento chamado “X-Dream live show”, no centro de Belgrado

Saiu de lá desejando conhecer mais sobre a produção de música eletrônica, iniciando assim uma jornada nada fácil atrás de informações a respeito do assunto. Segundo Nikola, quase não havia internet na cidade dele na época, ele teve que ir procurando pessoas que conheciam a produção musical, até que encontrou alguém que o ajudou a dar os primeiros passos no assunto. 

Durante o colégio, alternando noites de produção e algumas dormidas na sala de aula, ele se apaixonou pela produção. E foi aumentando o tempo investido nisso, até que pegou jeito pela coisa e, assim, surgiu o projeto “ZYCE”. O nome do projeto é derivado do final do seu sobrenome, Kozic, e não possui nenhum significado específico (o que, segundo ele, é algo incrível).

Sucessos

Aos poucos, o seu material foi interessando algumas labels. Seu primeiro álbum, “Hyper Club” foi lançado em 2008, pela Synergetic Records. O álbum foi um sucesso e despertou o interesse de outras labels “gigantes”, referências no psytrance, que entraram em contato com ele para que trabalhassem juntos. Foi o caso da Spin Twist, da Iboga Records, Iono Music, Blue Tunes e outras. 

Logo na sequência, ele lançou seu segundo álbum, “Transgressive”, pela Spin Twist Records, em 2010. O álbum garantiu a ele visibilidade internacional, assegurando seu nome em festivais importantes em países como Austrália, Brasil, México, Portugal, Israel, França, Alemanha e outros. 

No final de 2010, Nikola decidiu criar a sua própria label, a “TesseracTstudio”. A gravadora rapidamente ganhou reconhecimento internacional, visibilidade e se tornou uma plataforma para vários artistas sérvios que estavam começando. 

Seu terceiro álbum, “8 Cell”, foi lançado em 2011 em parceria integral com seu amigo e também produtor, “Flegma” (Dalibor Delic). O álbum foi um sucesso, batendo números importantes de visibilidade.

Após isso, Nikola decidiu lançar o seu quarto álbum no final de 2012. “Alignment”, fruto de um trabalho solo, foi um sucesso global ainda maior que os álbuns anteriores. Após o lançamento, o nome do projeto “Zyce” atingiu lugares ainda maiores na cena, transformando Nikola em uma das referências de psytrance do mundo e tornando seu projeto um dos mais procurados pelos maiores festivais do estilo.

https://www.youtube.com/watch?v=V0VxJgUeO3k

Depois de alguns anos rodando pelo mundo, tocando nos maiores festivais do planeta, Nikola decidiu produzir o seu quinto álbum, “Fifth Dimension”. Lançado em 2016, o álbum é o reflexo da paixão que ele sente pelo psytrance e do trabalho árduo (e muito competente) que ele realiza no estúdio. Considerado por muitos como seu melhor álbum, “Fifth Dimension” é, de fato, muito bom. Com músicas que levam os ouvintes a uma viagem pelas diferentes camadas do som, o álbum é fruto da produção de um artista muito habilidoso e que consegue transpassar seus sentimentos para a música com muita personalidade.

O álbum conta com sucessos como: “Shiva” (em parceria com Morten Granau), “Here comes the Sun” (parceria com Talpa), “Son of Night” (parceria com Gaudium), “Star Dust”, “The ritual”, e outros.

No começo de 2019, Nikola lançou seu sexto e último álbum, “Time”. Já em um patamar diferenciado, com muito mais experiência na bagagem, o álbum é um reflexo do nível atual da carreira do sérvio. É um trabalho de referência, também muito bem produzido, muito original e que ganhou muito destaque na cena pelo mundo todo. 

Nele, encontramos sucessos como: “I see you” (parceria com Liquid Soul e Solar Kid), “Cosmic Order” (parceria com Waio), “Planet of Zycon” (parceria com Ticon), “Interstelar” (parceria com Sonic Species), “Anahata”, “Desert Storm” e vários outros.

Podemos ver que Zyce já realizou parcerias com diversos artistas de renome na cena, como Astrix, Flegma, Talpa, Liquid Soul, Phaxe, Captain Hook, Morten Granau, Egorythmia, entre vários outros. 

“Zyce” é a combinação de um produtor apaixonado por psytrance, horas de produção no estúdio, muita criatividade e personalidade. Sempre passando mensagens positivas e inteligentes em seu som e se apresentando com muita energia, Nikola transforma as pistas de dança por onde passa. Com certeza podemos esperar muito mais desse exímio produtor.

E, também com certeza, podemos esperar uma apresentação impecável daqui a alguns dias, em Pratigi, no Universo Paralello. Lá, ele vai apresentar seu projeto solo e seu duo com Flegma.

Curiosidades

Além do projeto solo, Nikola também é integrante de outros projetos. 

É o caso do projeto “Ectima”, um duo em parceria com seu amigo e produtor sérvio, Flegma. O projeto é fruto de muita personalidade e originalidade dos dois artistas. Se destaca por um estilo único, uma mistura de psicodelia com pegadas de techno somados a uma atmosfera tribal e basslines agressivas. Dois álbuns foram lançados pelo projeto.

Além de “Ectima”, os dois também integram o projeto “Orison”. Neste projeto, eles tiveram a intensão de retornar o “verdadeiro som trance progressivo” para a cena. 

Em parceria com “DJ Merlin” (Slobodan Gacesa), Nikola participa do projeto “Vertex”. O projeto é uma mistura de progressive house, trance e chill out, com muitos sons ambiente.

🎧 Acesse SoundCloud: Zyce

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP