O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Universo Paralello se une a Prefeitura de Ituberá para limpar Praia de Pratigi

Por: Thalita Lourenço

As manchas de petróleo em praias do nordeste já atingiram boa parte dos municípios litorâneos, o IBAMA divulgou que as primeiras apareceram em 2 de setembro na região de Pernambuco. Em atualizações recentes, o instituto aponta que são 282 locais em 97 municípios de 9 estados. Trata-se do maior desastre ambiental já registrado na costa brasileira.

No dia 22 de outubro, o governo federal reconheceu a emergência em 6 das 12 cidades da Bahia atingidas pelas manchas de óleo. Com isso, recursos federais foram liberados para as cidades que têm custeado a limpeza das praias.

ÓLEO ATINGE A PRAIA DE PRATIGI

Uma grande quantidade do óleo foi encontrada no dia 28 de outubro, na praia de Pratigi, localizada no município de Ituberá, sul da Bahia, onde acontece o festival Universo Paralello.

A organização do Universo Paralello divulgou um comunicado oficial esclarecendo que se uniu a prefeitura para limpeza e retirada do óleo, e que está monitorando a situação em contato direto com as autoridades locais, o IBAMA, a defesa civil, os vereadores do município, a secretaria de turismo e meio ambiente e a comunidade de pescadores.

Com relação ao consumo de água durante o evento, a organização afirma que a água utilizada é coletada de bolsões subterrâneos, estocada em níveis muito profundos, e que não possui risco de ser contaminada. De qualquer modo, analistas químicos foram contratados para análises físico-químicas detalhadas e com garantias.

Confira a nota oficial do evento:

Ver essa foto no Instagram

👉🏽 COMUNICADO

Uma publicação compartilhada por Universo Paralello Festival (@universoparalellooficial) em

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram voluntários ajudando na limpeza das manchas na areia, o trabalho voluntário tem desempenhado um importante papel nesse cenário que se espalha pelas cidades nordestinas. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Ituberá, um grupo de 50 pessoas atuou na limpeza e foram retirados cerca de 2 mil kg de óleo. O material recolhido da areia foi colocado em um local improvisado na própria praia, para evitar a contaminação. Ainda segundo informações da prefeitura, o local atingido fica afastado cerca de 10 km de onde vive a comunidade de Pratigi.

Foto: Portal Mais Itubera

Os trabalhos continuam concentrados, a Secretária Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Daniela Magalhães, informou que a Marinha do Brasil destinou ao município uma importante remessa de equipamentos de proteção para uso dos voluntários, chegarão ainda mais kits conseguidos através da Defesa Civil do Estado e a Prefeitura também fez aquisição de mais EPIs, além do apoio com alimentação, pessoal de campo e comunicação com os órgãos estaduais e federais no levantamento de informações para alimentar o sistema do IBAMA e Defesa Civil Nacional.

ORIENTAÇÃO PARA CONTATO COM O ÓLEO

Se houver contato com o óleo, o recomendado é lavar rápido com bastante água e sabão neutro. Para os olhos, a indicação é o uso de soro fisiológico. O IBAMA orienta que banhistas e pescadores não toquem ou pisem no material. Caso seja encontrado algum animal com óleo, a orientação é que sejam acionados imediatamente os órgãos ambientais para adotar as providências necessárias. “O animal não deve ser lavado nem devolvido ao mar antes da avaliação de veterinário”, diz o IBAMA.

Foto: Portal Pratigi

Para quem vai curtir o festival é um alivio saber que a tragédia não impactou na estrutura e andamento do evento, mas são necessários alguns cuidados, pois mesmo com toda sensibilidade do público que estará presente é importante que se evite contato direto com o material encontrado nas praias. Entrar em contato com as manchas de óleo traz riscos à saúde, a volatilidade do material aumenta o risco de contaminação e por isso apenas indivíduos devidamente treinados e com equipamentos seguros podem manusear esses compostos.

Esperamos que até a data do festival todo esse caos seja minimizado. Fato é que a luta é diária e todos estão fazendo o possível para manter nossas praias limpas em todo o litoral.

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP