O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance- Carreira #26: Ekanta

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena. A Enciclopédia do Psytrance tem o formato de resenhas em série, com um novo texto todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s.

Em clima de Outubro Rosa faremos edições especiais contanto a trajetória das nossas guerreiras.

Apesar de ser um ambiente ainda predominantemente masculino, muitas mulheres já se destacaram e ainda se destacam ao longo das últimas décadas, então este mês é dedicado a elas. Hoje exploramos um pouco mais da história de Ekanta.

Quer conferir outros textos da série? Entre na página da Enciclopédia do Psytrance.

ORIGEM

Ekanta Jake Peres nasceu em Goiânia (GO), na infância fez aulas de ballet e na adolescência cursou teatro. Com 18 anos teve sua primeira experiência tocando com vinil em um club de rock Mephisto, também em Goiânia. O primeiro contato de Ekanta Jake com a música eletrônica foi através da irmã, que fez uma viagem para a Índia no início dos anos 90 e, ao voltar, trouxe na mala fotos de festas e fitas com a música trance.

Logo depois Ekanta foi morar em Amsterdã. Lá, ela passou a ir em festas de diversas vertentes, como Techno, House, Drum’n’bass, entre outras, mas foi quando entrou em sua primeira festa de Psychedelic Trance, no dia 16 de dezembro de 1994 que ela realmente sentiu algo diferente. E a partir daí começou a produzir algumas festas.

Ekanta morou em Amsterdã com o marido e os filhos gêmeos, Alok e Bhaskar, até o final dos anos 90. Sua primeira experiência como DJ de e-music aconteceu em 1998, no Club Trance Budha. Ao voltar para o Brasil, sabendo que a cena era praticamente inexistente por aqui, resolveu tomar uma atitude. Ela teve uma ideia junto com o marido, Juarez Petrillo (aka Swarup), além de outros familiares e amigos e se tornaram os pioneiros do Psytrance no Brasil, criando por aqui um dos festivais mais importante da cena eletrônica mundial, o Universo Paralello.

Em 2004, Ekanta se dedicou a um curso de produção musical na Holanda. Ekanta também cursou técnico em áudio na Escola de Música de Brasília, e lecionou entre 2008 e 2011, cursos de mixagem e DJ. A DJ já se apresentou no Dance Valley, Boom Festival, Full Moon, Universo Paralello, entre outros.

UNIVERSO PARALELLO

Ekanta e sua família queriam criar um festival multicultural, não apenas voltado para o universo trance. Ela queria reunir música, moda, arte, yoga, família, meditação e performance tudo junto e para isso realizou a primeira edição do festival na virada do ano de 2001 para 2002. Nessa edição estavam presentes 300 pessoas.

Recentemente a pista 303, do Universo Paralello, ganhou uma coletânea exclusiva, onde Ekanta foi a responsável pela seleção de músicas que reúne uma fina seleção de tracks de grandes artistas da cena eletrônica nacional que contribuíram com a história e consolidação do 303 Stage.

Ver essa foto no Instagram

A pista 303, uma das principais do Universo Paralello, acaba de ganhar uma coletânea exclusiva pra chamar de sua: “VA 303 Stage”. . Lançado pela Vagalume Records em parceria com a @mosaicorecords, a coletânea, selecionada especialmente pela DJ @ekantajake – também co-produtora e curadora artística da pista – reúne uma fina seleção de tracks de grandes artistas da cena eletrônica nacional que contribuíram com a história do 303 Stage. . Já disponível na plataforma @beatport e posteriormente em outras plataformas digitais, o lançamento faz parte das celebrações de 20 anos do Festival Universo Paralello. . E vem muito mais novidades, porque a Ekanta promete grandes nomes e boas surpresas para o line do 303 Stage. Quem tá ansioso, aí? #UP20anos #303Stage #DJEkanta #VA303Stage – english text below – The 303 Stage, one of the main ones of the Universe Paralello festival, has just won an exclusive collection to call yours: “VA 303 Stage”. Released by Vagalume Records in partnership with @mosaicorecords, the compilation, specially selected by DJ Ekanta Jake – also co-producer and artistic curator of the track – brings together a fine selection of tracks from the great artists of the national electronic scene that contributed to the history of the album. 303 Stage. Already available on @beatport , the launch is part of the 20th anniversary celebrations of the Universo Paralello Festival. And there is a lot more news, because Ekanta promises big names and good surprises for the 303 Stage line. Who’s anxious there? # UP20years # 303Stage #DJEkanta # VA303Stage

Uma publicação compartilhada por Universo Paralello Festival (@universoparalellooficial) em

INFUÊNCIAS

Ekanta sempre ouviu diversos sons. Dentre eles se destacam Total Eclipse, Astral Projection, GMS, EAT Static e Space Tribe, além do som de gravadoras como: Flying Rhino, TIP, Matsuri, Dragonfly, Spirit Zone, entre muitas outras.

Mas, segundo ela, a principal fonte de inspiração e criatividade aparece quando menos se espera “no avião, vendo um filme, no chuveiro. Não dá para definir, ela simplesmente chega. São muitas fontes”.

🎧 Acesse SoundCloud: Ekanta Jake

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP