Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da Hï BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.
A Enciclopédia do Psytrance tem o formato de resenhas em série, com um novo texto todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Ticon.
Para conferir outros textos da série, clique aqui.
ORIGEM

Vindos das geladas terras suecas, a dupla Filip Mardberg e Fredrik Gilenholt nasceram em Malmö, onde tiveram o primeiro contato com a música eletrônica. Eles foram atraídos pela cena eletrônica, principalmente porque queriam descobrir como a música poderia afetar positivamente tudo ao seu redor.
Em meados dos anos 90, começaram a criar suas primeiras músicas, de forma amadora, em seus computadores.
Mas apenas três anos depois, em 1998, nasceu oficialmente o projeto da dupla, com o nome de Ticon. O nome surgiu da abreviação de Tripticon, primeiro nome usado pela dupla para gravar uma track.
O primeiro álbum da dupla só foi no início do século XXI, em 2001. Batizado de “Rewind“, o álbum recebeu diversos elogios da crítica especializada, se tornando um marco da cena progressiva. Já o álbum mais atual deles foi lançado em 2016, chamado de “Mirage“.
TICON A BRASILEIRA
Um vez, quando estavam no Brasil, eles estavam prestes a voar em um pequeno avião, que estava com todos os seis lugares cheios. O piloto sugeriu que uma pessoa a mais fosse de pé no voo. Ticon disse para o piloto que tinha medo de voar de avião, e o piloto garantiu que voar em um pequeno avião era menos perigoso que voar em um avião grande. Filip perguntou por que e o piloto respondeu “Quando nós batemos em um avião pequeno como este, o número de pessoas que morre é muito menor do que em um grande acidente de avião”. Depois disso a dupla resolveu não voar.

Acesse SoundCloud: Ticon

Idealizadora da Hï BPM, Rafaela desenvolveu o projeto pois acredita que todos merecem e devem conhecer a essência do Psytrance, que é capaz de transformar a vida das pessoas, assim como fez com a sua!