O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Enciclopédia do Psytrance- Carreira #17: Raja Ram

Com a ideia de explorar mais a fundo o mundo do Psytrance, nós da  BPM resolvemos criar a Enciclopédia do Psytrance, para apresentar nosso olhar sobre diversos temas ligados a cena.

Enciclopédia do Psytrance tem o formato de resenhas em série, com um novo texto todas as sextas-feiras. Primeiro falaremos sobre os projetos e carreiras de DJ’s. Hoje exploramos um pouco mais da história de Raja Ram.

Para conferir outros textos da série, clique aqui.

ORIGEM

Ronald Rothfield é um caso único dentro do psytrance, um dos DJs mais velhos da cena. Ele nasceu em 1941 (não, você não leu errado!) em Melbourne, na Austrália. Quando jovem, se mudou para a Inglaterra, em meados dos anos 60, com 23 anos de idade.

Antes de ingressar no mundo do psytrance, por volta de 1990, Raja Ram experimentou um pouco de tudo. Na década de 1970 se aventurou no rock psicodélico com sua banda Quintessence, onde tocava guitarra. Era uma grande mistura, baseado principalmente no Jazz e Rock Progressivo, com grande influência de música indiana, já que Raja Ram sempre demonstrou admiração pela cultura oriental, especialmente a indiana. Nesse período tocou em diversos festivais juntamente com bandas como Black Sabath e Pink Floyd.

Com sua banda ele lançou cinco álbuns, até que, duas décadas depois, descobriu a música eletrônica. Foi então que criou uma banda de Goa Trace chamada The Infinity Project. O projeto deu origem à gravadora TIP Records, que foi pioneira e ajudou a difundir o Goa Trance pela Europa e pelo mundo.

Em 2019 lançou o EP chamado Dance is the Answer.

PROJETOS PARALELOS

Além de ter tocado na banda de progressive Rock Quintessence nos anos 1970 e 1980, quando migrou para a cena eletrônica Raja Ram também criou vários projetos paralelos. São eles: Shpongle (em parceria com Simon Posford), 1200 Micrograns (em parceria com GMS) e The Infinity Project (em parceria com Graham Wood).

São projetos que também valem a pena ser conferidos. Por sinal, é uma track que ele produziu como Shpongle que ele indica como primeira opção para quem nunca ouviu nenhuma música sua e quer conhecer seu trabalho. Da uma olhada:

INFLUÊNCIAS

Raja Ram sempre gostou de música em geral, se interessando por diversos estilos, como o Jazz e a música indiana. Isso fez de sua música uma mistura de elementos que a deixou única, sendo facilmente reconhecida na pista de dança.

🎧 Acesse SoundCloud: Raja Ram

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP