O MELHOR DO PSYTRANCE

VOCÊ ENCONTRA AQUI!

Conheça a diferença entre Rave, Pvt e Festival

Aquela difícil decisão: Vou em uma rave, em uma pvt ou em um festival? Mas qual seria a diferença entre esses três estilos de festas?

O que é Rave?

Bom para começar Rave é um tipo de festa que acontece na maioria das vezes em sítios (longe dos centros urbanos) ou galpões, com música eletrônica de diferentes tipos de vertentes. É um evento de longa duração, normalmente acima de 12 horas, com capacidade para receber um grande número de ravers, entre 5 mil pessoas, ou mais, dependendo da capacidade do local, onde Dj’s famosos e artistas com intervenções apresentam seus trabalhos, interagindo, dessa forma, com o público.

Para que vocês entendam um pouco mais, o termo “rave” foi originalmente usado por caribenhos de Londres, em 1960, para denominar sua festa local. Em meados da década de 80, o termo começou a ser usado para descrever uma cultura que cresceu do movimento “acid house” de Chicago, e evoluiu no Reino Unido.

Oba, sabemos agora a origem de “rave”, mas vamos conhecer mais a fundo o que quase ninguém sabe. Como é estar lá… A primeira impressão que a maioria das pessoas tem de rave é: multidão de gente louca. Mas espera aí, por que dizem que quem vai uma vez não para mais? É ai que chegamos a um ponto bacana! Lá dentro encontramos pessoas incríveis, no geral quase sempre de bem, de paz, de amor.

A organização sempre traz atividades, desde massagens até yoga no nascer do sol, para que o público se divirta e viva momentos inesquecíveis. A troca de energia e experiências vividas é o que nos faz voltar em uma rave. A mistura de raças, crenças e culturas faz com que a gente se sinta livre de padrões! As amizades iniciadas em uma pista são levadas para a vida toda, são sinceras e sem cobranças.

Tem como descansar? Sim, muitas festas liberam para os ravers levarem barraca, aonde você pode tirar seu descanso, e as que não liberam, geralmente tem um espaço para descanso, com bancos/pufs. Tem perrengue? Tem perrengue, às vezes o tempo não colabora e chove, então estejam sempre preparados para isso, levar sempre uma capa de chuva, e protetor solar para se proteger do sol quando está muito calor é essencial.

E não para por ai não, podemos levar bola, corda para pular, essas coisas que gostávamos de fazer quando crianças, o que é muito divertido, porque relembramos esses momentos com os amigos e gera muitas risadas. Ah! Não podemos esquecer de falar das praças de alimentação com diversidades de alimentos, inclusive com comidas veganas. Mas você pode sempre estar levando frutas, e quase todas as raves liberam alimentos como bisnaguinha, patês, bolacha, biscoito, todos com embalagem fechada.

E é claro não podemos deixar de comentar as decorações incríveis e as projeções que os VJ’s fazem para as madrugadas psicodélicas. VJ é a sigla para video jockey, “operador de vídeo”. O primordial desse profissional é manipular e misturar vídeos em tempo real. As cenografias das raves são sempre um presente aos nossos olhos! As tendas e os palcos quase sempre são inéditos em eventos maiores, tudo pensado para combinar com o tema da festa e impressionar o público. O Chill Out é um espaço que está presente com frequência nas raves, assim como as intervenções artísticas.

Maya- A União dos Povos
Foto: Lucas Caparroz – Fotografia

Ta bom! Mas e a PVT?

Hoje em dia existe outra denominação que caracteriza rave de pequeno porte, conhecida como a Pvt ,ou seja, “private” (festa privada), na qual a maioria das pessoas que comparecem são convidados dos convidados, sendo realizados também em sítios, chácaras ou outros lugares ao ar livre. O evento geralmente tem menos de 12 horas de duração. A Pvt sempre é uma festa mais família, com poucas pessoas, e na maioria das vezes os Dj’s que tocam são regionais de onde a festa acontece.

Então não muda tanto assim o conceito de rave, a diferença é que na PVT o público é bem menor, no máximo 3 mil pessoas, e os Dj’s que estão no inicio de suas carreiras tem a oportunidade de apresentar seu trabalho com mais facilidade. A maioria das PVT’s vem ganhando um grande espaço, algumas fazendo com que sua duração seja de 24 h também, sendo assim podemos curtir uma festa mais tranquila, sem muita gente, apesar de isso não ser um problema, não é mesmo?

Liberté #3
Foto: Bruno Camargo

Ah! O festival é claro…

Mas o que queremos saber mesmo são dos festivais, geralmente com duração de mais de 40 horas de festa, ou seja, temos ai de 3 dias para mais de pura emoção e boas energias, com Dj’s nacionais e internacionais, famosos dentro da cena, e várias atividades culturais entre elas Espaços de Cura, Redução de Danos, Exposições Artísticas e muitas outras interações com o público. O festival é o queridinho de quem ama uma festa na floresta, não é mesmo? Tem tempo de sobra para você que gosta de aproveitar cada minuto e cada segundo das boas energias que o trance nos proporciona.

Lembre-se de ir muito bem preparado, sabe tudo aquilo que aprendemos sobre Rave? Então, além daquilo tudo, em festivais costumamos gastar um pouquinho mais, pois temos muito tempo de festa. O bom é que quase sempre a crew libera para que possamos levar mais alimentos de casa, e inclusive uma quantidade justificativa de água.

Um ponto bacana a se comentar sobre esses três tipos de festas é que em alguns deles podemos levar crianças, o que é muito incrível, só não podemos esquecer um fone de ouvido para redução de ruído por conta do volume do som. E as festas que permitem a entrada, tem um Espaço Kids para que a criança possa interagir e se divertir de uma forma saudável e muito legal.

Universo Paralello
Foto: Coletiva.a.mente

Transmitir e receber conhecimento, experiências, vivências, sentimentos…

Sempre respeite os seus limites e o seu corpo, se você estiver cansado, descanse. Se estiver com fome, coma. Se estiver com sede, beba água. E vamos nos divertir!

E você, prefere Rave, Pvt ou Festival? Eis a questão, mas na dúvida vá pelo menos uma vez em cada um, experimente um pouquinho da vibe, e aproveite com tudo cada momento.

Vênus
Foto: Click Art

RECOMENDADOS PARA VOCÊ

SIGA-NOS NO INSTAGRAM

QUER CONTEÚDO EXCLUSIVO? CADASTRE-SE NA HÏ BPM GOLD!

CONTATO

(11) 9 3455-5554 ADMINISTRATIVO

(11) 9 2001-9508 EDITORIAL

ONDE ESTAMOS

RUA VICENTE LEPORACE, CAMPO BELO, CEP: 04619-035 - SÃO PAULO - SP